Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/32483
Título: O vinho do Porto : a autenticidade de marca como promotora do brand equity
Autor: Valins, Ricardo Ferreira 
Orientador: Coelho, Arnaldo Fernandes de Matos
Palavras-chave: Marcas; Autenticidade de marca; Vinho do Porto; Brand Equity
Data: 15-Set-2016
Editora: FEUC
Citação: Valins, Ricardo Ferreira - O vinho do Porto : a autenticidade de marca como promotora do brand equity, Coimbra, 2016.
Resumo: A presente dissertação teve como objectivo aprofundar o estudo do conceito de autenticidade de marca, aplicado em um dos mais importantes produtos da economia portuguesa, o vinho do Porto. Esta dissertação adoptou a técnica de observação direta extensiva. Foram inquiridos 261 indivíduos, através da aplicação de um questionário estruturado em suporte on-line. Ao longo dos seus três séculos de história, o vinho do Porto é ainda hoje um dos grandes patrimónios de Portugal, sendo um produto comercializado em vários países do mundo, com qualidade reconhecida por importantes prêmios da crítica especializada. A presente dissertação procurou estabelecer, com base no modelo teórico formulado, e na literatura de referência, uma avaliação da percepção do público consumidor deste produto, quanto às características que fundamentam as diversas marcas como possuidoras das propriedades de autenticidade. Além disto, estudou-se o relacionamento da dimensão de Autenticidade de Marca com os Elementos do Marketing mix e as dimensões do Brand Equity, segundo o modelo de Yoo, Donthu, & Lee (2000). Isto é, procurou-se perceber em que medida ter o reconhecimento do atributo de autenticidade, bem como sua interação com as estratégias percebidas de marketing pelos consumidores, pode ajudar a promover o capital de marca. Os principais resultados indicam claramente que a percepção do consumidor relativamente a autenticidade de marca é um determinante chave das Dimensões do Brand Equity, e o Brand Equity tem um impacto relevante no Passa-palavra positivo. Os resultados deste estudo proporcionam aos gestores de marca uma melhor compreensão da importância que a autenticidade de marca desempenha na criação do Brand Equity. As contribuições práticas para a uma melhor gestão da autenticidade de marca são fornecidas, sugerindo uma aplicação adequada a outros relevantes produtos portugueses.
Descrição: Dissertação de mestrado em Gestão, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Fernandes Matos Coelho.
URI: https://hdl.handle.net/10316/32483
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Tese Ricardo Valins.pdf8.47 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 10

971
Visto em 23/abr/2024

Downloads 20

1.251
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.