Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/32483
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCoelho, Arnaldo Fernandes de Matos-
dc.contributor.authorValins, Ricardo Ferreira-
dc.date.accessioned2016-10-19T14:55:32Z-
dc.date.available2016-10-19T14:55:32Z-
dc.date.issued2016-09-15-
dc.identifier.citationValins, Ricardo Ferreira - O vinho do Porto : a autenticidade de marca como promotora do brand equity, Coimbra, 2016.por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/32483-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Gestão, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Fernandes Matos Coelho.por
dc.description.abstractA presente dissertação teve como objectivo aprofundar o estudo do conceito de autenticidade de marca, aplicado em um dos mais importantes produtos da economia portuguesa, o vinho do Porto. Esta dissertação adoptou a técnica de observação direta extensiva. Foram inquiridos 261 indivíduos, através da aplicação de um questionário estruturado em suporte on-line. Ao longo dos seus três séculos de história, o vinho do Porto é ainda hoje um dos grandes patrimónios de Portugal, sendo um produto comercializado em vários países do mundo, com qualidade reconhecida por importantes prêmios da crítica especializada. A presente dissertação procurou estabelecer, com base no modelo teórico formulado, e na literatura de referência, uma avaliação da percepção do público consumidor deste produto, quanto às características que fundamentam as diversas marcas como possuidoras das propriedades de autenticidade. Além disto, estudou-se o relacionamento da dimensão de Autenticidade de Marca com os Elementos do Marketing mix e as dimensões do Brand Equity, segundo o modelo de Yoo, Donthu, & Lee (2000). Isto é, procurou-se perceber em que medida ter o reconhecimento do atributo de autenticidade, bem como sua interação com as estratégias percebidas de marketing pelos consumidores, pode ajudar a promover o capital de marca. Os principais resultados indicam claramente que a percepção do consumidor relativamente a autenticidade de marca é um determinante chave das Dimensões do Brand Equity, e o Brand Equity tem um impacto relevante no Passa-palavra positivo. Os resultados deste estudo proporcionam aos gestores de marca uma melhor compreensão da importância que a autenticidade de marca desempenha na criação do Brand Equity. As contribuições práticas para a uma melhor gestão da autenticidade de marca são fornecidas, sugerindo uma aplicação adequada a outros relevantes produtos portugueses.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherFEUCpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMarcaspor
dc.subjectAutenticidade de marcapor
dc.subjectVinho do Portopor
dc.subjectBrand Equitypor
dc.titleO vinho do Porto : a autenticidade de marca como promotora do brand equitypor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.researchunitCeBER – Centre for Business and Economics Research-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-4345-1349-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese Ricardo Valins.pdf8.47 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 10

971
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 20

1,251
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.