Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/32469
Título: Segmentação de mercado no setor bancário
Autor: Gaudêncio, Jéssica Catarina Dias 
Orientador: Costa, João Pedro Dias Fontes da
Barreto, Anabela
Palavras-chave: Setor bancário; Marketing relacional; Segmentação de mercado; Cliente tipo; Prestige
Data: 14-Set-2016
Editora: FEUC
Citação: Gaudêncio, Jéssica Catarina Dias - Segmentação de mercado no setor bancário, Coimbra, 2016.
Resumo: O presente relatório sintetiza o trabalho desenvolvido durante o estágio curricular para a obtenção do grau de Mestre em Gestão pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, que decorreu entre 15 de fevereiro e 14 de junho de 2016, na sucursal de Montes Claros Prestige do Millennium bcp, em Coimbra. O setor bancário é um setor vital para o desempenho da economia nacional e os seus clientes são o centro das estratégias definidas pelo marketing. Assim, este estudo recai sobre o marketing relacional focado na segmentação de mercados. O marketing relacional, em contexto bancário, eleva-se por se orientar não só pela captação de novos clientes, mas, também, pela necessidade e importância da retenção dos mesmos, de modo a proporcionar-lhes experiências únicas. A segmentação do mercado permite às instituições subdividir os seus clientes em grupos homogéneos de modo a poderem oferecer produtos e/ou serviços mais específicos e inovadores de acordo com as necessidades e expetativas dos clientes, possibilitando a criação de valor acrescentado para os mesmos. Uma das finalidades da segmentação é a retenção dos clientes, visto o ponto-chave da segmentação ser a relação que o gestor estabelece com o cliente. Será que as bases de segmentação usadas pelo Millennium bcp permitem distinguir um cliente tipo por cada segmento? Neste sentido, foi efetuado este estudo com o objetivo de definir o cliente tipo de cada segmento da área Prestige e, perceber se existe relevância/ discrepância entres eles.
Descrição: Relatório de estágio do mestrado em Gestão, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de João Fontes da Costa e Anabela Barreto.
URI: https://hdl.handle.net/10316/32469
Direitos: embargoedAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
RELATORIO_ESTAGIO_JESSICA_G.PDF2.66 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 5

1.728
Visto em 7/mai/2024

Downloads 50

535
Visto em 7/mai/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.