Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/32469
Title: Segmentação de mercado no setor bancário
Authors: Gaudêncio, Jéssica Catarina Dias 
Orientador: Costa, João Pedro Dias Fontes da
Barreto, Anabela
Keywords: Setor bancário; Marketing relacional; Segmentação de mercado; Cliente tipo; Prestige
Issue Date: 14-Sep-2016
Publisher: FEUC
Citation: Gaudêncio, Jéssica Catarina Dias - Segmentação de mercado no setor bancário, Coimbra, 2016.
Abstract: O presente relatório sintetiza o trabalho desenvolvido durante o estágio curricular para a obtenção do grau de Mestre em Gestão pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, que decorreu entre 15 de fevereiro e 14 de junho de 2016, na sucursal de Montes Claros Prestige do Millennium bcp, em Coimbra. O setor bancário é um setor vital para o desempenho da economia nacional e os seus clientes são o centro das estratégias definidas pelo marketing. Assim, este estudo recai sobre o marketing relacional focado na segmentação de mercados. O marketing relacional, em contexto bancário, eleva-se por se orientar não só pela captação de novos clientes, mas, também, pela necessidade e importância da retenção dos mesmos, de modo a proporcionar-lhes experiências únicas. A segmentação do mercado permite às instituições subdividir os seus clientes em grupos homogéneos de modo a poderem oferecer produtos e/ou serviços mais específicos e inovadores de acordo com as necessidades e expetativas dos clientes, possibilitando a criação de valor acrescentado para os mesmos. Uma das finalidades da segmentação é a retenção dos clientes, visto o ponto-chave da segmentação ser a relação que o gestor estabelece com o cliente. Será que as bases de segmentação usadas pelo Millennium bcp permitem distinguir um cliente tipo por cada segmento? Neste sentido, foi efetuado este estudo com o objetivo de definir o cliente tipo de cada segmento da área Prestige e, perceber se existe relevância/ discrepância entres eles.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Gestão, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de João Fontes da Costa e Anabela Barreto.
URI: https://hdl.handle.net/10316/32469
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
RELATORIO_ESTAGIO_JESSICA_G.PDF2.66 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 5

1,715
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 50

533
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.