Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/31847
Título: Design thinking : desenvolvimento de uma App no retalho alimentar
Autor: Cordeiro, Patrícia Raquel Jacob 
Orientador: Torres, Pedro Marcelo Amado Garcia da Rocha
Santos, Elísio
Palavras-chave: Design Thinking; Mobile; App’s; Retalho alimentar
Data: 15-Jul-2016
Editora: FEUC
Citação: Cordeiro, Patrícia Raquel Jacob - Design thinking : desenvolvimento de uma App no retalho alimentar, Coimbra, 2016.
Resumo: Indubitavelmente, a constante evolução tecnológica, nomeadamente a utilização dos smartphones, introduziu novas oportunidades competitivas para as empresas, nomeadamente para a Jerónimo Martins. Estes dispositivos permitem uma comunicação direta e constante com os clientes, podendo ser feita a qualquer hora e qualquer lugar. O presente relatório de estágio tem por objeto de estudo o desenvolvimento de uma nova App e a definição das funcionalidades a implementar na mesma. Pretende-se que a solução encontrada tenha uma aplicabilidade de valor acrescentado no processo de compras dos consumidores. Para o desenvolvimento deste desafio procedeu-se á realização de um processo de Design Thinking, processo este passa por cinco fases distintas (empatia, definir, idealizar, protótipo e teste) das quais foram realizadas tarefas para os três primeiros passos mencionados, tais como: questionários, entrevistas de empatia, benchmarking e construção e análise de personas e suas customer journeys. Foram ainda analisados dados respeitantes à utilização da atual App Pingo Doce Express. Com os estudos realizados identificou-se que as atividades que o consumidor realiza relacionadas com o processo de compra, vão desde o fazer a sua lista de compras, ao procurar artigos e os seus preços e comparar entre retalhistas. A atual aplicação disponibilizada pelo Pingo Doce, embora não apresente taxas de adesão satisfatórias, revela que, para aqueles que a adotam, é de extrema relevância, quer pela rapidez que proporciona, quer pelo controle que permite durante toda a compra em relação aos gastos que estão a ser feitos. Desta forma, esta funcionalidade (self-scanning) é uma das que deverá permanecer na estrutura da nova App. Além desta, há outro conjunto de funcionalidades que deverão constar como por exemplo: elaboração de listas de compras, receitas, descontos personalizados e self-payment. É certo que este mundo das App’s tem percorrido um longo caminho num curto espaço de tempo, mas cada vez mais se revelam como um ponto-chave na relação com os clientes, sendo que além de inspirar confiança e consequentemente lealdade para com a marca, também podem ter a capacidade de impulsionar as vendas.
Descrição: Relatório de estágio do mestrado em Gestão, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Pedro Torres e Elísio Santos.
URI: https://hdl.handle.net/10316/31847
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Patrícia Raquel Jacob Cordeiro.pdf19.01 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 20

690
Visto em 23/abr/2024

Downloads 50

1.246
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.