Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/31847
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dc.contributor.advisorTorres, Pedro Marcelo Amado Garcia da Rocha-
dc.contributor.advisorSantos, Elísio-
dc.contributor.authorCordeiro, Patrícia Raquel Jacob-
dc.date.accessioned2016-08-10T09:06:14Z-
dc.date.issued2016-07-15-
dc.identifier.citationCordeiro, Patrícia Raquel Jacob - Design thinking : desenvolvimento de uma App no retalho alimentar, Coimbra, 2016.por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/31847-
dc.descriptionRelatório de estágio do mestrado em Gestão, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Pedro Torres e Elísio Santos.por
dc.description.abstractIndubitavelmente, a constante evolução tecnológica, nomeadamente a utilização dos smartphones, introduziu novas oportunidades competitivas para as empresas, nomeadamente para a Jerónimo Martins. Estes dispositivos permitem uma comunicação direta e constante com os clientes, podendo ser feita a qualquer hora e qualquer lugar. O presente relatório de estágio tem por objeto de estudo o desenvolvimento de uma nova App e a definição das funcionalidades a implementar na mesma. Pretende-se que a solução encontrada tenha uma aplicabilidade de valor acrescentado no processo de compras dos consumidores. Para o desenvolvimento deste desafio procedeu-se á realização de um processo de Design Thinking, processo este passa por cinco fases distintas (empatia, definir, idealizar, protótipo e teste) das quais foram realizadas tarefas para os três primeiros passos mencionados, tais como: questionários, entrevistas de empatia, benchmarking e construção e análise de personas e suas customer journeys. Foram ainda analisados dados respeitantes à utilização da atual App Pingo Doce Express. Com os estudos realizados identificou-se que as atividades que o consumidor realiza relacionadas com o processo de compra, vão desde o fazer a sua lista de compras, ao procurar artigos e os seus preços e comparar entre retalhistas. A atual aplicação disponibilizada pelo Pingo Doce, embora não apresente taxas de adesão satisfatórias, revela que, para aqueles que a adotam, é de extrema relevância, quer pela rapidez que proporciona, quer pelo controle que permite durante toda a compra em relação aos gastos que estão a ser feitos. Desta forma, esta funcionalidade (self-scanning) é uma das que deverá permanecer na estrutura da nova App. Além desta, há outro conjunto de funcionalidades que deverão constar como por exemplo: elaboração de listas de compras, receitas, descontos personalizados e self-payment. É certo que este mundo das App’s tem percorrido um longo caminho num curto espaço de tempo, mas cada vez mais se revelam como um ponto-chave na relação com os clientes, sendo que além de inspirar confiança e consequentemente lealdade para com a marca, também podem ter a capacidade de impulsionar as vendas.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherFEUCpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectDesign Thinkingpor
dc.subjectMobilepor
dc.subjectApp’spor
dc.subjectRetalho alimentarpor
dc.titleDesign thinking : desenvolvimento de uma App no retalho alimentarpor
dc.typemasterThesispor
dc.date.embargoEndDate2017-02-06T09:06:14Z-
dc.peerreviewedYespor
dc.date.embargo2017-02-06*
uc.controloAutoridadeSim-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.researchunitCeBER – Centre for Business and Economics Research-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-7903-0039-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado
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