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Título: Autoconceito e comportamentos antissociais:estudo empírico junto de alunos do 1º e 2º ciclos do ensino básico
Autor: Viveiro, Maria João mendonça Amaro Cabral 
Orientador: Dias, Maria da Luz Bernardes Rodrigues Vale
Palavras-chave: Comportamento anti-social; Auto-conceito
Data: 2015
Título da revista, periódico, livro ou evento: Autoconceito e comportamentos antissociais:estudo empírico junto de alunos do 1º e 2º ciclos do ensino básico
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: O presente estudo exploratório teve como intuito analisar a possível relação entre o desenvolvimento do autoconceito e de comportamentos antissociais em crianças e adolescentes, uma vez que, estes são constructos que desempenham um papel significativo na formação dos indivíduos ao longo da vida. Os dados de estudo foram recolhidos em escolas públicas, junto de uma amostra de 187 sujeitos (99 rapazes) com idades compreendidas entre os 7 e 13 anos de idade e uma média de idades de 9 anos. Nesta investigação foram utilizados os seguintes instrumentos de avaliação: para recolher alguma informação contextual pertinente à análise em causa (idade, ano de escolaridade, género, nível socioeconómico, etc.), foi administrado um “Questionário Sócio-demográfico”; de seguida, para avaliar o autoconceito recorreu-se à escala “Piers-Harris Children’s Self-Concept Scale” (PHCSCS-2) de Piers & Herzberg (2002), com adaptação à população portuguesa por Feliciano Veiga (2006); e por último, para avaliar os comportamentos antissociais utilizou-se a escala“Self-Reported Antisocial Behavior scale” (SRA), originalmente elaborada por Loeber e colaboradores (1989), versão portuguesa experimental de Fonseca com estudo factorial de Cavadas (2010). Quantos aos resultados apresentados, verificou-se uma baixa prevalência de comportamentos antissociais na amostra de estudo, todavia, ficou comprovado que existia uma relação negativa reduzida entre este tipo de comportamentos e o autoconceito. Os resultados obtidos também apontaram para a existência de diferenças significativas nos comportamentos antissociais e alguns indicadores sócio-demográficos (idade, género, nível socioeconómico, etc.), o mesmo não se verificando em relação ao autoconceito.
This exploratory study was meant to examine the possible relationship between the development of self-concept and antisocial behaviors in children and adolescents, since these are constructs that play a significant role in the formation of individuals throughout life. The study data was collected at public schools on a sample of 187 subjects (99 boys) aged between 7 and 13 years and a mean age of 9 years. In this investigation the following assessment instruments were used: to gather some background information relevant to the analysis (age, grade, gender, socioeconomic status, etc.), a “Socio-demographic Questionnaire” was issued; then to assess the self-concept, the scale "Piers-Harris Children's Self-Concept Scale" (PHCSCS-2) Piers & Herzberg (2002), with adaptation to the Portuguese population by Feliciano Veiga (2006), was applied; and lastly, the scale "Self-Reported Antisocial Behavior scale" (SRA), originally developed by Loeber and colleagues (1989), experimental Portuguese version of Fonseca with factorial study of Cavadas (2010), was used to assess the antisocial behavior. As to the results presented, there was a low prevalence of antisocial behaviors in the study sample, however, it was concluded that there was a small negative relationship between this type of behavior and self-concept. The results also pointed to the existence of significant differences in antisocial behavior considering some socio-demographic variables (age, gender, socioeconomic status, etc.), the same was not observed in respect to self-concept
Descrição: Dissertação de mestrado em Psicologia (Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento), apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/31625
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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