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Título: A revitalização da olaria em Trás di Munti e os seus significados locais Loiça pintada não é património?
Autor: Madureira, Tânia Isabel Guimarães 
Orientador: Porto, Nuno
Vasconcelos, João
Palavras-chave: Cabo Verde; Olaria; Património; Tradição; Desenvolvimento
Data: 2012
Citação: MADUREIRA, Tânia Isabel Guimarães - A revitalização da olaria em Trás di Munti e os seus significados locais Loiça pintada não é património? - Coimbra : [s.n.], 2012. Dissertação de mestrado em Antropologia Social e Cultural .
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Partindo de uma abordagem fundada na etnografia, este trabalho procura refletir sobre os propósitos e lógicas inerentes à implementação de um projeto de revitalização da olaria de Trás di Munti, Tarrafal, Cabo Verde. Ao mesmo tempo, o propósito é analisar as dinâmicas internas ao contexto onde esse projeto operou, procurando evidenciar as ambiguidades geradas entre as perspetivas externas do projeto e os sentidos locais, decorrentes das especificidades sociais e económicas da localidade. Nas ações do projeto para promover o desenvolvimento e valorizar o património e as tradições locais, tornaram-se patentes as agendas intelectuais e estéticas dos seus promotores, mas também os interesses e valores particulares dos habitantes locais. Pretende-se reconhecer a multiplicidade de discursos que podem estruturar e enquadrar diferentes significados, experiências e práticas ligadas aos conceitos de património, tradição ou cultura
This work used an ethnography approach to reflect on the purpose and logic inherent in the implementation of a project to revitalize the pottery of Trás di Munti, Tarrafal, Cape Verde. Another purpose is to analyze the internal dynamics of the context in which this project operated, seeking to highlight the ambiguities generated between the external perspective of the project and the local meanings, resulting from specific social and economic aspects of the place. Over the course of the project to promote development and enhance the heritage and local traditions, it became patent the intellectual and aesthetic agendas of its promoters, but also the interests and values of local people. The aim is to recognize the multiplicity of discourses that can organize and frame different meanings, experiences and practices related to the concepts of heritage, tradition or culture.
Descrição: Dissertação de mestrado em Antropologia Social e Cultural, apresentada ao Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/31484
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Ciências da Vida - Teses de Mestrado

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