Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/30735
Título: Acelarar a internacionalização : estudo de caso do Instituto Pedro Nunes
Autor: Coelho, Mariana Filipa Alves 
Orientador: Ramos, Luís Moura
Palavras-chave: Internacionalização; Network; Empresas incubadas
Data: 11-Fev-2016
Editora: FEUC
Citação: Coelho, Mariana Filipa Alves - Acelarar a internacionalização : estudo de caso do Instituto Pedro Nunes, Coimbra, 2016
Resumo: O presente relatório surge no âmbito do estágio curricular do Mestrado em Economia da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Neste sentido, efetuei o meu estágio no Instituto Pedro Nunes (IPN) – Associação para a Inovação e Desenvolvimento em Ciência e Tecnologia, na área da internacionalização. A expansão internacional representa uma oportunidade de expansão e de criação de valor para o negócio das empresas, sendo que estas procuram assistência qualificada de modo a conseguirem atingir os mercados internacionais. O relatório contém uma breve revisão da literatura sobre os processos de internacionalização das empresas, descrevendo uma evolução entre as teorias defendidas no Modelo de Uppsala e da internacionalização das empresas Born Global. De modo a perceber onde se inserem as atividades desenvolvidas na Aceleradora de Empresas do IPN, é apresentada uma distinção entre os modelos de atuação de Incubadoras, Aceleradoras e Programas de aceleração, bem como uma descrição dos serviços prestados para potenciar a internacionalização. De seguida, o relatório apresenta uma caracterização do IPN e descreve as tarefas realizadas durante o período de estágio. Por fim, com base no estudo de três empresas incubadas na Aceleradora de Empresas do IPN é possível perceber quais os serviços dos quais as empresas beneficiam. As empresas salientam como um contributo para a sua internacionalização as ações relacionadas com o desenvolvimento de networks. Além disso, as empresas referem quais os serviços que faltam ser oferecidos pela Aceleradora do Instituto Pedro Nunes e que poderiam ajudar a expandir o seu negócio internacionalmente.
Descrição: Relatório de estágio do mestrado em Economia (Economia Industrial), apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Luís Moura Ramos.
URI: https://hdl.handle.net/10316/30735
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Relatório_de_ Estágio_Mariana_Coelho_FINAL.pdf949.45 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

359
Visto em 16/abr/2024

Downloads 50

455
Visto em 16/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.