Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/30735
Title: Acelarar a internacionalização : estudo de caso do Instituto Pedro Nunes
Authors: Coelho, Mariana Filipa Alves 
Orientador: Ramos, Luís Moura
Keywords: Internacionalização; Network; Empresas incubadas
Issue Date: 11-Feb-2016
Publisher: FEUC
Citation: Coelho, Mariana Filipa Alves - Acelarar a internacionalização : estudo de caso do Instituto Pedro Nunes, Coimbra, 2016
Abstract: O presente relatório surge no âmbito do estágio curricular do Mestrado em Economia da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Neste sentido, efetuei o meu estágio no Instituto Pedro Nunes (IPN) – Associação para a Inovação e Desenvolvimento em Ciência e Tecnologia, na área da internacionalização. A expansão internacional representa uma oportunidade de expansão e de criação de valor para o negócio das empresas, sendo que estas procuram assistência qualificada de modo a conseguirem atingir os mercados internacionais. O relatório contém uma breve revisão da literatura sobre os processos de internacionalização das empresas, descrevendo uma evolução entre as teorias defendidas no Modelo de Uppsala e da internacionalização das empresas Born Global. De modo a perceber onde se inserem as atividades desenvolvidas na Aceleradora de Empresas do IPN, é apresentada uma distinção entre os modelos de atuação de Incubadoras, Aceleradoras e Programas de aceleração, bem como uma descrição dos serviços prestados para potenciar a internacionalização. De seguida, o relatório apresenta uma caracterização do IPN e descreve as tarefas realizadas durante o período de estágio. Por fim, com base no estudo de três empresas incubadas na Aceleradora de Empresas do IPN é possível perceber quais os serviços dos quais as empresas beneficiam. As empresas salientam como um contributo para a sua internacionalização as ações relacionadas com o desenvolvimento de networks. Além disso, as empresas referem quais os serviços que faltam ser oferecidos pela Aceleradora do Instituto Pedro Nunes e que poderiam ajudar a expandir o seu negócio internacionalmente.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Economia (Economia Industrial), apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Luís Moura Ramos.
URI: https://hdl.handle.net/10316/30735
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório_de_ Estágio_Mariana_Coelho_FINAL.pdf949.45 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

360
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 50

455
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.