Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/30161
Título: Decisões estratégicas no processo de internacionalização da CGD : caso Angola
Autor: Dias, João Pedro Fernandes Simões 
Orientador: Coelho, Arnaldo Fernandes de Matos
Palavras-chave: Internacionalização; CGD; Setor bancário português; Globalização; Estratégias; Centros de decisão; Processos
Data: 22-Set-2015
Editora: FEUC
Citação: Dias, João Pedro Fernandes Simões - Decisões estratégicas no processo de internacionalização da CGD : caso Angola, Coimbra, 2015.
Resumo: O sector bancário tem uma inegável importância estratégica nacional dado ser um sector transversal a toda a economia e onde tendencialmente se tenta manter os centros de decisão em mãos nacionais. A Caixa Geral de Depósitos enquanto líder de mercado não foge à regra tendo como missão a sua posição como grupo estruturante do sistema financeiro Português, distinto pela relevância e responsabilidade fortes na sua contribuição para o desenvolvimento económico do pais e reforço da capacidade de inovação e internacionalização das empresas portuguesas. Este documento tem como objectivo analisar o processo de internacionalização da Caixa Geral de Depósitos, as decisões estratégicas tomadas e sua estabilzação num Mercado emergente – O Angolano. O projeto definido irá realizar-­‐se através de um estudo qualitativo, suportado por um referencial teórico partindo de 4 questões-­‐objetivo. O estudo em causa analisa o processo de internacionalização de um banco, sugerindo que esse processo é levado a cabo quando se pretendem reunir sinergias com os seus clientes e adquirir valor e vantagens competitivas para os seus stakeholders, através do acompanhamento e do conhecimento de mercados externos. Conclui-­‐se, com esta dissertação ,que o país de destino da internacionalização tende a ter motivações históricas e/ou culturais indo sempre de encontro às necessidades que hoje tanto as empresas , como os particulares têm na internacionalização do seu negócio para este mercado emergente . Torna-­‐se também claro com esta dissertação , que o acompanhamento do cliente se assume como uma das razões mais fortes para a internacionalização da Caixa Geral de Depósitos em solo Angolano .
Descrição: Dissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Fernandes Matos Coelho.
URI: https://hdl.handle.net/10316/30161
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

617
Visto em 23/abr/2024

Downloads 10

2.092
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.