Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/30161
Title: Decisões estratégicas no processo de internacionalização da CGD : caso Angola
Authors: Dias, João Pedro Fernandes Simões 
Orientador: Coelho, Arnaldo Fernandes de Matos
Keywords: Internacionalização; CGD; Setor bancário português; Globalização; Estratégias; Centros de decisão; Processos
Issue Date: 22-Sep-2015
Publisher: FEUC
Citation: Dias, João Pedro Fernandes Simões - Decisões estratégicas no processo de internacionalização da CGD : caso Angola, Coimbra, 2015.
Abstract: O sector bancário tem uma inegável importância estratégica nacional dado ser um sector transversal a toda a economia e onde tendencialmente se tenta manter os centros de decisão em mãos nacionais. A Caixa Geral de Depósitos enquanto líder de mercado não foge à regra tendo como missão a sua posição como grupo estruturante do sistema financeiro Português, distinto pela relevância e responsabilidade fortes na sua contribuição para o desenvolvimento económico do pais e reforço da capacidade de inovação e internacionalização das empresas portuguesas. Este documento tem como objectivo analisar o processo de internacionalização da Caixa Geral de Depósitos, as decisões estratégicas tomadas e sua estabilzação num Mercado emergente – O Angolano. O projeto definido irá realizar-­‐se através de um estudo qualitativo, suportado por um referencial teórico partindo de 4 questões-­‐objetivo. O estudo em causa analisa o processo de internacionalização de um banco, sugerindo que esse processo é levado a cabo quando se pretendem reunir sinergias com os seus clientes e adquirir valor e vantagens competitivas para os seus stakeholders, através do acompanhamento e do conhecimento de mercados externos. Conclui-­‐se, com esta dissertação ,que o país de destino da internacionalização tende a ter motivações históricas e/ou culturais indo sempre de encontro às necessidades que hoje tanto as empresas , como os particulares têm na internacionalização do seu negócio para este mercado emergente . Torna-­‐se também claro com esta dissertação , que o acompanhamento do cliente se assume como uma das razões mais fortes para a internacionalização da Caixa Geral de Depósitos em solo Angolano .
Description: Dissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Fernandes Matos Coelho.
URI: https://hdl.handle.net/10316/30161
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Show full item record

Page view(s) 50

612
checked on Apr 9, 2024

Download(s) 10

2,085
checked on Apr 9, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.