Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/30152
Título: Previsão de insolvência nas PME : o setor das empresas comercializadoras de materiais de construção
Autor: Girão, António Pedro Panão 
Orientador: Gama, Paulo
Palavras-chave: Insolvência; Previsão de insolvência; Crédito comercial; Analise multivariada discriminante; PME
Data: 18-Set-2015
Editora: FEUC
Citação: Girão, António Pedro Panão - Previsão de insolvência nas PME : o setor das empresas comercializadoras de materiais de construção, Coimbra, 2015.
Resumo: A insolvência das empresas é algo traumático para todos os interessados na empresa, quer sejam trabalhadores, fornecedores, Estado, proprietários e até mesmo clientes. Em tempos de crise e com a diminuição da atividade económica a mortalidade empresarial tendencialmente aumenta. Assim sendo, urge encontrar mecanismos que possam reduzir o impacto financeiro nos vários agentes com interesse na empresa. Este trabalho baseia-se em trabalhos precedentes em que sugerem que o processo degenerativo dos indicadores económico-financeiros é lento e detetável com antecipação, sendo que pode ser corrigido, caso detetado, ou minimizado nos efeitos colaterais nos agentes interessados na empresa. A investigação centra-se em PME do setor de atividade do comércio de materiais de construção civil – CAE 46732 (Comércio por grosso de materiais de construção (excepto madeira) e equipamento sanitário) e 47523 (Comércio a retalho de material de bricolage, equipamento sanitário, ladrilhos e materiais similares, em estabelecimentos especializados). Foi criado um modelo de previsão a dois anos a partir da análise 29 rácios financeiros. Foram escolhidos 26 rácios financeiros que constituíram modelos de autores referenciados no trabalho e a estes juntaram-se 3 rácios relacionados com a temática do crédito comercial, com a finalidade de aferir se estes rácios são preditores de insolvência e se o crédito comercial pode ser preditor de uma possível insolvência. Foi feita também a análise para em dois períodos distintos – empresas que entraram em insolvência no ano de 2008 e empresas que entraram em insolvência no ano 2014. O objetivo de analisar estes dois períodos foi o de verificar se o modelo é replicável em períodos de crescimento da atividade económica (no ano 2008) e em períodos de recessão (2014). A amostra foi constituída por 12 empresas que pediram insolvência no ano 2008 e por 20 no ano 2014.Visto que a metodologia utilizada foi a da Análise Multivariada Discriminante, foi constituída uma segunda amostra de teste constituída aleatoriamente pelo mesmo número de empresas. O modelo encontrado para o ano 2014 teve uma capacidade preditiva geral de 90% a dois anos antes da insolvência. O modelo proposto para o ano 2008 teve uma capacidade preditiva de 100% nos dois anos anteriores ao da insolvência. O trabalho faz uma breve sumula de alguns estudos já realizados na área da Previsão da Insolvência e do Crédito Comercial. Esta investigação pretende contribuir para que os interessados neste sector, empresas comercializadoras de materiais de construção civil, tenham uma ferramenta que permita antecipar uma falência e minimizar o seu impacto.
Descrição: Dissertação de mestrado em Gestão, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Paulo Miguel Gama.
URI: https://hdl.handle.net/10316/30152
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
dissertação.pdf10.23 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

522
Visto em 23/abr/2024

Downloads 50

520
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.