Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/30152
Title: Previsão de insolvência nas PME : o setor das empresas comercializadoras de materiais de construção
Authors: Girão, António Pedro Panão 
Orientador: Gama, Paulo
Keywords: Insolvência; Previsão de insolvência; Crédito comercial; Analise multivariada discriminante; PME
Issue Date: 18-Sep-2015
Publisher: FEUC
Citation: Girão, António Pedro Panão - Previsão de insolvência nas PME : o setor das empresas comercializadoras de materiais de construção, Coimbra, 2015.
Abstract: A insolvência das empresas é algo traumático para todos os interessados na empresa, quer sejam trabalhadores, fornecedores, Estado, proprietários e até mesmo clientes. Em tempos de crise e com a diminuição da atividade económica a mortalidade empresarial tendencialmente aumenta. Assim sendo, urge encontrar mecanismos que possam reduzir o impacto financeiro nos vários agentes com interesse na empresa. Este trabalho baseia-se em trabalhos precedentes em que sugerem que o processo degenerativo dos indicadores económico-financeiros é lento e detetável com antecipação, sendo que pode ser corrigido, caso detetado, ou minimizado nos efeitos colaterais nos agentes interessados na empresa. A investigação centra-se em PME do setor de atividade do comércio de materiais de construção civil – CAE 46732 (Comércio por grosso de materiais de construção (excepto madeira) e equipamento sanitário) e 47523 (Comércio a retalho de material de bricolage, equipamento sanitário, ladrilhos e materiais similares, em estabelecimentos especializados). Foi criado um modelo de previsão a dois anos a partir da análise 29 rácios financeiros. Foram escolhidos 26 rácios financeiros que constituíram modelos de autores referenciados no trabalho e a estes juntaram-se 3 rácios relacionados com a temática do crédito comercial, com a finalidade de aferir se estes rácios são preditores de insolvência e se o crédito comercial pode ser preditor de uma possível insolvência. Foi feita também a análise para em dois períodos distintos – empresas que entraram em insolvência no ano de 2008 e empresas que entraram em insolvência no ano 2014. O objetivo de analisar estes dois períodos foi o de verificar se o modelo é replicável em períodos de crescimento da atividade económica (no ano 2008) e em períodos de recessão (2014). A amostra foi constituída por 12 empresas que pediram insolvência no ano 2008 e por 20 no ano 2014.Visto que a metodologia utilizada foi a da Análise Multivariada Discriminante, foi constituída uma segunda amostra de teste constituída aleatoriamente pelo mesmo número de empresas. O modelo encontrado para o ano 2014 teve uma capacidade preditiva geral de 90% a dois anos antes da insolvência. O modelo proposto para o ano 2008 teve uma capacidade preditiva de 100% nos dois anos anteriores ao da insolvência. O trabalho faz uma breve sumula de alguns estudos já realizados na área da Previsão da Insolvência e do Crédito Comercial. Esta investigação pretende contribuir para que os interessados neste sector, empresas comercializadoras de materiais de construção civil, tenham uma ferramenta que permita antecipar uma falência e minimizar o seu impacto.
Description: Dissertação de mestrado em Gestão, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Paulo Miguel Gama.
URI: https://hdl.handle.net/10316/30152
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
dissertação.pdf10.23 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

516
checked on Mar 26, 2024

Download(s) 50

510
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.