Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/30105
Título: Relatório de estágio desenvolvido no centro de estudos educativos de Ançã junto da turma 11º A, no ano letivo de 2014-2015
Autor: Silva, Maria Gabriela Antunes Coronel 
Orientador: Abreu, Antero
Palavras-chave: Formação de professores; Estilos de ensino
Data: 2015
Citação: Silva, M. (2015). Relatório de Estágio desenvolvido no Centro de Estudos Educativos de Ançã junto da turma 11ºA no ano letivo 2014/2015.Relatório de Estágio, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.
Resumo: Este documento, Relatório de Estágio Pedagógico, surge no âmbito da Unidade Curricular Relatório de Estágio, do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, da Universidade de Coimbra. Serve o presente para realizar uma reflexão estruturada, sólida e fundamentada de todo o processo ensino-aprendizagem realizado enquanto aluna estagiária. Pretendemos adquirir e consolidar competências que nos permitam continuar a exercer as funções de professor com eficácia e promover, nos alunos, o gosto pela disciplina de Educação Física. Aqui emerge todo o trabalho desenvolvido, com a turma A do 11º ano de escolaridade, no Centro de Estudos Educativos de Ançã. Serão, então, apresentadas, fazendo referência ao contexto real, todas as atividades pedagógicas, desde o planeamento, a intervenção pedagógica e a avaliação pedagógica. Serão, também, referidas as aprendizagens e conhecimentos alcançados através de uma análise reflexiva sobre a prática pedagógica desenvolvida. De igual modo, será apresentado o aprofundamento do tema/problema “Mobilização dos Estilos de Ensino – Planeamento, intervenção em contexto real e análise da sua aplicação” sobre o subtema “Caracterização da prática pedagógica do professor estagiário de acordo com o espectro dos estilos de ensino de Mosston e Ashworth”. Optámos por este tema como forma de refletir sobre a nossa prática pedagógica, com vista a melhorá-la no futuro, de acordo com o contexto real. This document, Teacher Training Report, comes as part of the course Teacher Training Report, the Master of Education Teaching Physics in Basic and Secondary Education, from the Faculty of Sport Sciences and Physical Education, University of Coimbra. This is intends to show a structured, solid and based reflection around the teaching-learning process performed as a student intern. We intend to acquire and consolidate skills that allow us to continue to perform teaching duties effectively and promote in students a taste for Physical Education. Here emerges all the work done, with the class A of the 11th grade, in Centro de Estudos Educativos de Ançã. It will be presented with reference to the actual context, all educational activities from planning, pedagogical intervention and educational evaluation. It will refer to the learning and knowledge achievements by a reflective analysis of the developed pedagogical practice. The issue presented is the theme "Mobilization of Teaching Styles - Planning, intervention in a real context and analysis of its application" and the sub-theme is the "Characterization of pedagogical teacher-trainee practice according to the spectrum the teaching styles of Mosston and Ashworth ". We chose this theme as a way to reflect on our teaching practice in order to improve it in the future, according to the actual context.
Descrição: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/30105
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Rel_ Estg2015_Maria_Silva.pdf1.45 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

331
Visto em 23/abr/2024

Downloads

189
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.