Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/29961
Título: Impacto da perceção da liderança autêntica no desempenho indivudual : um estudo empírico
Autor: Néné, Bruno Miguel Moreira 
Orientador: Coelho, Arnaldo Fernandes Matos
Palavras-chave: Liderança autêntica; Felicidade; Compromisso afetivo; LMX; Desempenho individual
Data: 30-Set-2015
Editora: FEUC
Citação: Néné, Bruno Miguel Moreira -Impacto da perceção da liderança autêntica no desempenho indivudual : um estudo empírico, Coimbra, 2015
Resumo: A conjuntura económica e social atual, promove uma lógica de mercado concorrencial, na qual a liderança assume um papel fundamental, sendo considerada um fator que pode determinar a competitividade organizacional à escala da economia global (Ismael, Mohamed, Sulaiman, Mohamed, & Yusuf, 2011). A literatura mais recente tem elevado a importância da Liderança Autêntica (LA) no contexto organizacional, porque esta envolve quatro dimensões: autenticidade, transparência, ética/moral e o processamento equilibrado da informação. O presente estudo tem como objetivo investigar o impacto da perceção da LA no desempenho individual, através da realização de um estudo empírico. Pretende-se verificar se as perceções de LA explicam a felicidade no trabalho (FE); o compromisso afetivo com a organização (CAO); a relação entre líderes e seus seguidores (LMX), a produtividade individual (PR) e desempenho individual dos colaboradores (DI). Foi aplicado um questionário como instrumento de recolha de dados, a amostra de 98 colaboradores, constituída por conveniência, no contexto de uma empresa PME a atuar no setor industrial. O estudo tem uma natureza quantitativa e os resultados obtidos indicam uma tendência da existência de uma relação positiva entre a LA com o LMX e com o CAO. Foi igualmente corroborara a existência de relação positiva entre a FE e o CAO e com o DI, bem como entre o CAO e PR e entre o LMX e a FE. No entanto, os resultados obtidos não permitiram corroborar que a LA tem impacto no desempenho individual dos colaboradores.
Descrição: Dissertação de mestrado em Gestão, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Fernandes Matos Coelho.
URI: https://hdl.handle.net/10316/29961
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Mostrar registo em formato completo

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.