Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/29711
Título: Envelhecimento, saúde e satisfação : efeitos do envelhecimento ativo na qualidade de vida
Autor: Veloso, Ana Sofia Tanoeiro 
Orientador: Quintal, Carlota Maria Miranda
Lourenço, Óscar Domingos
Palavras-chave: Envelhecimento ativo; Participação social; Saúde; Satisfação; Qualidade de vida
Data: 23-Jul-2015
Editora: FEUC
Citação: Veloso, Ana Sofia Tanoeiro - Envelhecimento, saúde e satisfação : efeitos do envelhecimento ativo na qualidade de vida, Coimbra, 2015.
Resumo: O envelhecimento da população representa um dos principais fenómenos demográficos e sociais da sociedade portuguesa. O envelhecimento ativo surge como um novo paradigma, para responder aos múltiplos desafios individuais e coletivos, que advém deste fenómeno populacional, remetendo para uma visão multidimensional que integra os vários domínios da vida pessoal e social dos indivíduos. O presente estudo pretendeu aferir o impacto da prática de um envelhecimento ativo na qualidade de vida dos idosos. Pretendeu-se assim verificar como os estilos de vida (participação social e promoção da saúde) influenciam a saúde e a satisfação com a vida. Os dados provêm da 4ª vaga do projeto SHARE realizada em Portugal em 2011, tendo sido aplicados dois modelos de regressão. A amostra selecionada para este estudo compreende pessoas idosas inativas profissionalmente, tendo sido excluídos todos os indivíduos com idade inferior a 65 anos e que se encontrassem empregados ou permanentemente doentes ou incapacitados. Para medir o impacto do envelhecimento ativo foram utilizadas variáveis referentes à autoavaliação do estado de saúde (escala Likert de 5 pontos:1-débil/5-exelente) e à satisfação com a vida (escala de 0-completamente insatisfeito a 10-completamente satisfeito). As variáveis explicativas do modelo compreendem variáveis sociodemográficas, variáveis relativas à participação social, bem como variáveis relativas à promoção da saúde. Foram ainda consideradas como variáveis de controlo variáveis relativas à saúde física (problemas de saúde e capacidade funcional). Os resultados sugerem que a prática de um envelhecimento ativo, principalmente a participação social, contribuem para a saúde e para qualidade de vida dos idosos.
Descrição: Dissertação de mestrado em Gestão e Economia da Saúde, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Carlota Quintal e Óscar Lourenço.
URI: https://hdl.handle.net/10316/29711
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Dissertação de Mestrado_Ana Veloso.pdf1.42 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 1

5.881
Visto em 23/abr/2024

Downloads 1

43.407
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.