Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/29711
Title: Envelhecimento, saúde e satisfação : efeitos do envelhecimento ativo na qualidade de vida
Authors: Veloso, Ana Sofia Tanoeiro 
Orientador: Quintal, Carlota Maria Miranda
Lourenço, Óscar Domingos
Keywords: Envelhecimento ativo; Participação social; Saúde; Satisfação; Qualidade de vida
Issue Date: 23-Jul-2015
Publisher: FEUC
Citation: Veloso, Ana Sofia Tanoeiro - Envelhecimento, saúde e satisfação : efeitos do envelhecimento ativo na qualidade de vida, Coimbra, 2015.
Abstract: O envelhecimento da população representa um dos principais fenómenos demográficos e sociais da sociedade portuguesa. O envelhecimento ativo surge como um novo paradigma, para responder aos múltiplos desafios individuais e coletivos, que advém deste fenómeno populacional, remetendo para uma visão multidimensional que integra os vários domínios da vida pessoal e social dos indivíduos. O presente estudo pretendeu aferir o impacto da prática de um envelhecimento ativo na qualidade de vida dos idosos. Pretendeu-se assim verificar como os estilos de vida (participação social e promoção da saúde) influenciam a saúde e a satisfação com a vida. Os dados provêm da 4ª vaga do projeto SHARE realizada em Portugal em 2011, tendo sido aplicados dois modelos de regressão. A amostra selecionada para este estudo compreende pessoas idosas inativas profissionalmente, tendo sido excluídos todos os indivíduos com idade inferior a 65 anos e que se encontrassem empregados ou permanentemente doentes ou incapacitados. Para medir o impacto do envelhecimento ativo foram utilizadas variáveis referentes à autoavaliação do estado de saúde (escala Likert de 5 pontos:1-débil/5-exelente) e à satisfação com a vida (escala de 0-completamente insatisfeito a 10-completamente satisfeito). As variáveis explicativas do modelo compreendem variáveis sociodemográficas, variáveis relativas à participação social, bem como variáveis relativas à promoção da saúde. Foram ainda consideradas como variáveis de controlo variáveis relativas à saúde física (problemas de saúde e capacidade funcional). Os resultados sugerem que a prática de um envelhecimento ativo, principalmente a participação social, contribuem para a saúde e para qualidade de vida dos idosos.
Description: Dissertação de mestrado em Gestão e Economia da Saúde, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Carlota Quintal e Óscar Lourenço.
URI: https://hdl.handle.net/10316/29711
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação de Mestrado_Ana Veloso.pdf1.42 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 1

5,844
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 1

43,343
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.