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Título: A visão dos espectadores de futebol : a relação entre os adeptos e a AAC/OAF
Autor: Marinheira, Pedro Miguel Martins 
Orientador: Melo, Paulo
Palavras-chave: AAC/OAF; Adeptos; Fatores de associação à marca; Lealdade; Envolvimento clubístico
Data: 29-Set-2015
Editora: FEUC
Citação: Marinheira, Pedro Miguel Martins - A visão dos espectadores de futebol : a relação entre os adeptos e a AAC/OAF, Coimbra, 2015.
Resumo: Pretendeu-se com esta dissertação analisar a influência dos fatores de associação à marca na lealdade clubística e no envolvimento clubístico dos adeptos da AAC/OAF. Neste contexto, o presente estudo para a análise dos fatores de associação à marca baseou-se no modelo SBBE (spectator-based brand equity) de Ross, Russell e Bang (2008) e na escala de Ross, James e Vargas (2006) Team Brand Association Scale (TBAS). Em relação à lealdade clubística e ao envolvimento clubístico, baseamo-nos nas duas subescalas da escala de autorrelato do estudo de George e Stavros (2013). O método utilizado para validação das hipóteses foi o inquérito por questionário, sendo o mesmo disponibilizado em formato digital e em formato de papel apenas para o pré-teste. A amostra global compreendeu 320 adeptos da AAC/OAF durante a época 2014/2015. Os resultados revelaram a identificação de três fatores: União Temporal ao Clube – composto pelos itens da Marca, o item da História, o item da Rivalidade, um dos dois itens do Estádio, um dos cinco itens do Compromisso e um dos dois itens da Interação Social; Fidelidade ao Clube – composto pelos quatro itens do Compromisso, um item do Estádio e um Item da Interação Social; e a Perceção Externa do Clube – composta pelo item da Restauração, os itens da Equipa e os itens do Pessoal Não Jogador. Em relação à Lealdade Clubística e ao Envolvimento Clubístico, ambos apresentaram correlações positivas com os fatores de associação à marca. Estes resultados são expectáveis e vão de encontro aos estudos presentes na literatura (Bee & Havitz, 2010; Neal & Funk, 2006; Mahony, Madrigal & Howard, 2000; Adamson et al., 2006).
Descrição: Dissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Paulo Melo.
URI: https://hdl.handle.net/10316/29710
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

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