Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/29710
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMelo, Paulo-
dc.contributor.authorMarinheira, Pedro Miguel Martins-
dc.date.accessioned2015-10-08T15:33:15Z-
dc.date.available2015-10-08T15:33:15Z-
dc.date.issued2015-09-29-
dc.identifier.citationMarinheira, Pedro Miguel Martins - A visão dos espectadores de futebol : a relação entre os adeptos e a AAC/OAF, Coimbra, 2015.por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/29710-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Paulo Melo.por
dc.description.abstractPretendeu-se com esta dissertação analisar a influência dos fatores de associação à marca na lealdade clubística e no envolvimento clubístico dos adeptos da AAC/OAF. Neste contexto, o presente estudo para a análise dos fatores de associação à marca baseou-se no modelo SBBE (spectator-based brand equity) de Ross, Russell e Bang (2008) e na escala de Ross, James e Vargas (2006) Team Brand Association Scale (TBAS). Em relação à lealdade clubística e ao envolvimento clubístico, baseamo-nos nas duas subescalas da escala de autorrelato do estudo de George e Stavros (2013). O método utilizado para validação das hipóteses foi o inquérito por questionário, sendo o mesmo disponibilizado em formato digital e em formato de papel apenas para o pré-teste. A amostra global compreendeu 320 adeptos da AAC/OAF durante a época 2014/2015. Os resultados revelaram a identificação de três fatores: União Temporal ao Clube – composto pelos itens da Marca, o item da História, o item da Rivalidade, um dos dois itens do Estádio, um dos cinco itens do Compromisso e um dos dois itens da Interação Social; Fidelidade ao Clube – composto pelos quatro itens do Compromisso, um item do Estádio e um Item da Interação Social; e a Perceção Externa do Clube – composta pelo item da Restauração, os itens da Equipa e os itens do Pessoal Não Jogador. Em relação à Lealdade Clubística e ao Envolvimento Clubístico, ambos apresentaram correlações positivas com os fatores de associação à marca. Estes resultados são expectáveis e vão de encontro aos estudos presentes na literatura (Bee & Havitz, 2010; Neal & Funk, 2006; Mahony, Madrigal & Howard, 2000; Adamson et al., 2006).por
dc.language.isoporpor
dc.publisherFEUCpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAAC/OAFpor
dc.subjectAdeptospor
dc.subjectFatores de associação à marcapor
dc.subjectLealdadepor
dc.subjectEnvolvimento clubísticopor
dc.titleA visão dos espectadores de futebol : a relação entre os adeptos e a AAC/OAFpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
dc.identifier.tid201479230-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.advisor.researchunitINESC Coimbra – Institute for Systems Engineering and Computers at Coimbra-
crisitem.advisor.researchunitCeBER – Centre for Business and Economics Research-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-9166-0615-
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado
Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Pedro Marinheira.pdf11.46 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato simples

Visualizações de página 50

484
Visto em 16/jul/2024

Downloads 50

509
Visto em 16/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.