Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/29263
Título: As igrejas de Álvaro Siza : tensão entre a identidade do autor e o confinamento das práticas religiosas
Autor: Fernandes, Sofia Garrocho 
Orientador: Almeida, Joaquim
Palavras-chave: Siza, Álvaro, 1933- obra; Igreja de Santa Maria, Marco de Canavese; Arquitectura religiosa, séc. 20-21
Data: Jun-2015
Citação: Fernandes, Sofia Garrocho - As igrejas de Álvaro Siza : tensão entre a identidade do autor e o confinamento das práticas religiosas. Coimbra, 2015
Resumo: O presente trabalho de investigação surge da vontade de refletir sobre os caminhos tortuosos da arquitetura religiosa contemporânea, sobretudo de cariz Cristã Católica. A arquitetura sacra, nas últimas décadas, parece habitar horizontes dificilmente conciliáveis: entre as tensões da manifestação autoral e a experiência de comunidade. Deste modo, propõe-se destacar que os edifícios religiosos recentes, mais do que reveladores de um estilo ou de um critério estético de uma época, mais do que determinados pela especificidade das práticas religiosas, revelam sobretudo a identidade do seu arquiteto, no campo das suas investigações projetuais. Para argumentar esta tomada de posição, utilizaremos os contributos de Álvaro Siza no âmbito do programa do complexo paroquial: S. João Bosco, para o bairro da Malagueira (1988-89), Santa Maria, em Marco de Canavezes (1990-96) e Santa Maria do Rosário, em Roma (1998-2000). Dando particular enfâse à Igreja do Marco uma vez que foi a única obra construída. Com os casos de estudos eleitos, pretende-se analisar de forma justaposta a obra de um dos maiores nomes da cultura portuguesa. Partindo de questões fulcrais do seu fazer e sentir arquitetura - o desenho como ideia primeira, o sentido de lugar, compromisso entre tradição e modernidade, a ambiguidade, a luz como modeladora do espaço, a poética de construir, entre outras-, procura-se elucidar que estas igrejas evidenciam o traço característico e o espírito criador do seu arquiteto, aqui transportados para a especificidade e complexidade do programa religioso. É a Igreja de Álvaro Siza.
This research project arises from the desire to reflect on the uncertain paths followed by the contemporary religious architecture, mainly from the Catholic Christian point of view. In recent decades, sacred architecture seems to inhabit at different horizons that are difficult to reconcile: the tensions between the author manifestation and experience of community. So, above all, this study aims to highlight recent religious buildings that reveal the architect’s identity (inside their projective investigations), more than a style, an aesthetic criterion or the specificity of religious practices. To argue this position, it was considered Álvaro Siza’s contributions within the parish church complex program: S. João de Bosco, to the neighbourhood of Malagueira (1988-89), Santa Maria, in Marco Canaveses (1990-96) and the Santa Maria del Rosario(1998-2000), in Rome (1998). Giving particular emphasis to the Church of Marco once since it was the only structure built. Using these case studies, this thesis proposes to analyse, in a juxtaposed manner, the work of one of the biggest names in the Portuguese culture. Starting with focal issues of his make and feel architecture - drawing as first thought, the sense of place, compromise between tradition and modernity, the ambiguity, the modelling of light as space, the poetics of building, among others -, to confirm that these churches show the trait and the spirit of its creator architect, transported to the specificity and complexity of the religious program. It is the Church of Álvaro Siza.
Descrição: Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitectura, apresentada ao Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Univ. de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/29263
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Arquitectura - Teses de Mestrado

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