Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/29101
Title: O uso do texto literário no ensino de Português como Língua Estrangeira no nível A1
Authors: Costa, Vera Lúcia Antunes 
Orientador: Martins, Cristina dos Santos Pereira
Machado, Ana Maria e Silva
Keywords: ensino-aprendizagem de Português como Língua Estrangeira; input linguístico, texto literário, propostas didáticas
Issue Date: 1-Aug-2015
Abstract: A presente dissertação tem como objetivo a discussão do lugar do texto literário no ensino do português como língua estrangeira a aprendentes do nível A1. O texto literário é assim perspetivado enquanto input positivo implícito ao serviço do ensino-aprendizagem de itens lexicais e estruturas gramaticais essenciais à comunicação no nível A1. Apresentar-se-á uma proposta que pretende evidenciar algumas das potencialidades associadas ao uso da literatura, em contexto de ensino formal, tanto no desenvolvimento das competências linguísticas essenciais à comunicação básica no quotidiano dos aprendentes, como na exposição a conteúdos socioculturais relevantes, ao mesmo tempo que se procura desenvolver nos aprendentes o gosto pela leitura literária e a competência de leitor literário. Consideradas as implicações da mobilização da Literatura para este fim, serão selecionados textos literários e criadas, a partir deles, propostas didáticas com o objetivo de apresentar hipóteses de trabalho e, assim, demonstrar que é possível recorrer à literatura no ensino da língua neste nível de aprendizagem.
Description: Tese de mestrado em Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/29101
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FLUC Secção de Português - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Vera Costa_dissertação de mestrado.pdf1.55 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 10

1,140
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 20

1,519
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.