Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/29101
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Martins, Cristina dos Santos Pereira | - |
dc.contributor.advisor | Machado, Ana Maria e Silva | - |
dc.contributor.author | Costa, Vera Lúcia Antunes | - |
dc.date.accessioned | 2015-08-01T19:32:09Z | - |
dc.date.available | 2015-08-01T19:32:09Z | - |
dc.date.issued | 2015-08-01 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/29101 | - |
dc.description | Tese de mestrado em Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra | por |
dc.description.abstract | A presente dissertação tem como objetivo a discussão do lugar do texto literário no ensino do português como língua estrangeira a aprendentes do nível A1. O texto literário é assim perspetivado enquanto input positivo implícito ao serviço do ensino-aprendizagem de itens lexicais e estruturas gramaticais essenciais à comunicação no nível A1. Apresentar-se-á uma proposta que pretende evidenciar algumas das potencialidades associadas ao uso da literatura, em contexto de ensino formal, tanto no desenvolvimento das competências linguísticas essenciais à comunicação básica no quotidiano dos aprendentes, como na exposição a conteúdos socioculturais relevantes, ao mesmo tempo que se procura desenvolver nos aprendentes o gosto pela leitura literária e a competência de leitor literário. Consideradas as implicações da mobilização da Literatura para este fim, serão selecionados textos literários e criadas, a partir deles, propostas didáticas com o objetivo de apresentar hipóteses de trabalho e, assim, demonstrar que é possível recorrer à literatura no ensino da língua neste nível de aprendizagem. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | ensino-aprendizagem de Português como Língua Estrangeira | por |
dc.subject | input linguístico, texto literário, propostas didáticas | por |
dc.title | O uso do texto literário no ensino de Português como Língua Estrangeira no nível A1 | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.peerreviewed | Yes | por |
dc.identifier.tid | 201520214 | - |
uc.controloAutoridade | Sim | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.openairetype | masterThesis | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
crisitem.advisor.dept | Faculty of Arts and Humanities | - |
crisitem.advisor.researchunit | CELGA-ILTEC – Research Centre for General and Applied Linguistics | - |
crisitem.advisor.researchunit | CLP - Centre of Portuguese Literature | - |
crisitem.advisor.orcid | 0000-0002-9335-6027 | - |
crisitem.advisor.orcid | 0000-0003-4392-2999 | - |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FLUC Secção de Português - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Vera Costa_dissertação de mestrado.pdf | 1.55 MB | Adobe PDF | View/Open |
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.