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https://hdl.handle.net/10316/29060
Título: | Formação de professores de educação física na modalidade e distância online: desafios e perspectivas para região do Baixo Amazonas | Autor: | Costa, Leandro Jorge Duclos da | Orientador: | Pessoa, Maria Purificação, Marcelo |
Palavras-chave: | Cibercultura; Educação física a distância; Ensino superior; Formação inicial; Cyberculture; Physical distance education | Data: | 16-Mai-2016 | Citação: | COSTA, Leandro Jorge Duclos da - Formação de professores de educação física na modalidade e distância online : desafios e perspectivas para região do Baixo Amazonas. Coimbra : [s.n.], 2016. Tese de doutoramento. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/29060 | Resumo: | A finalidade desta pesquisa versa em compreender, de forma fundamentada, como são construídas as ações didáticas que envolvem o curso de Educação Física na modalidade a distância oferecido pela Universidade Federal do Amazonas, no Campus do município de Parintins-AM. Como desdobramento do objetivo geral, compreender, de forma fundamentada, como são construídas as ações didáticas que envolvem o curso de Educação Física na modalidade a distância oferecido pela Universidade Federal do Amazonas, no Campus do município de Parintins-AM. Como objetivos específicos, a pesquisa buscou identificar e analisar como os conteúdos teóricos e práticos, que envolvem o curso de Educação Física a distância, são disponibilizados no ambiente online de aprendizagem; buscou ainda fundamentar como ocorrem os procedimentos didáticos em termos de metodologia, planejamento e avaliação pela docência online. Quanto ao referencial teórico, este foi organizado em três capítulos: 1) Educação a distância, gerações de EaD, educação online e suas relações com o ensino superior; 2) Apontamentos legais, políticos e organizacionais para formação superior via EAD no Brasil; e 3) Desing intrucional e seus vínculos com o objeto da pesquisa. A metodologia adotada foi baseada no paradigma qualitativo na perspectiva dos fundamentos da Hermenêutica Gadameriana, do estudo de caso e da etnografia. Os sujeitos da pesquisa foram dezesseis alunos que cursam o último período do curso e um tutor presencial. Apesar de ter na unidade universitária professores presenciais e tutores onlines, optamos pois, em trabalhar apenas com as cotegorias alunos e tutor presencial. A seguir, a análise e discussão dos dados foram amparados pela técnica da análise de conteúdo proposta por Bardin (2004) e os dados apontaram para fragilidades que atentam diretamente à qualidade do curso pesquisado. Dentre as fragilidades mais recorrentes estão a falta de acompanhamento sistemático no ambiente online e nos estágios supervisionados no campo de atuação desses estudantes e a falta de diálogo entre professores e alunos nas interfaces. A partir das fragilidades apresentadas, o pesquisador aponta sugestões para cursos superiores via suportes online para melhorar a qualidade do ensino. Essas sugestões são amparadas nos princípios da cibercultura (interatividade, simulação, inteligência coletiva/comunidade virtual e redes hipertextuais) e na formação específica para gestão e docência online dos personagens envolvidos com esse desafio em formar professores com o apoio das novas tecnologias da informação e da comunicação. Palavras-chave: Cibercultura, Educação Física a distância, Ensino superior, Formação inicial. | Descrição: | Tese de doutoramento em Ciências da Educação, na especialidade de Tecnologias Educacionais e da Comunicação, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/29060 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | FPCEUC - Teses de Doutoramento |
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