Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/29060
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPessoa, Maria-
dc.contributor.advisorPurificação, Marcelo-
dc.contributor.authorCosta, Leandro Jorge Duclos da-
dc.date.accessioned2015-07-29T15:42:31Z-
dc.date.available2015-07-29T15:42:31Z-
dc.date.issued2016-05-16-
dc.date.submitted2015-07-29-
dc.identifier.citationCOSTA, Leandro Jorge Duclos da - Formação de professores de educação física na modalidade e distância online : desafios e perspectivas para região do Baixo Amazonas. Coimbra : [s.n.], 2016. Tese de doutoramento. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/29060-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/29060-
dc.descriptionTese de doutoramento em Ciências da Educação, na especialidade de Tecnologias Educacionais e da Comunicação, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbrapt
dc.description.abstractA finalidade desta pesquisa versa em compreender, de forma fundamentada, como são construídas as ações didáticas que envolvem o curso de Educação Física na modalidade a distância oferecido pela Universidade Federal do Amazonas, no Campus do município de Parintins-AM. Como desdobramento do objetivo geral, compreender, de forma fundamentada, como são construídas as ações didáticas que envolvem o curso de Educação Física na modalidade a distância oferecido pela Universidade Federal do Amazonas, no Campus do município de Parintins-AM. Como objetivos específicos, a pesquisa buscou identificar e analisar como os conteúdos teóricos e práticos, que envolvem o curso de Educação Física a distância, são disponibilizados no ambiente online de aprendizagem; buscou ainda fundamentar como ocorrem os procedimentos didáticos em termos de metodologia, planejamento e avaliação pela docência online. Quanto ao referencial teórico, este foi organizado em três capítulos: 1) Educação a distância, gerações de EaD, educação online e suas relações com o ensino superior; 2) Apontamentos legais, políticos e organizacionais para formação superior via EAD no Brasil; e 3) Desing intrucional e seus vínculos com o objeto da pesquisa. A metodologia adotada foi baseada no paradigma qualitativo na perspectiva dos fundamentos da Hermenêutica Gadameriana, do estudo de caso e da etnografia. Os sujeitos da pesquisa foram dezesseis alunos que cursam o último período do curso e um tutor presencial. Apesar de ter na unidade universitária professores presenciais e tutores onlines, optamos pois, em trabalhar apenas com as cotegorias alunos e tutor presencial. A seguir, a análise e discussão dos dados foram amparados pela técnica da análise de conteúdo proposta por Bardin (2004) e os dados apontaram para fragilidades que atentam diretamente à qualidade do curso pesquisado. Dentre as fragilidades mais recorrentes estão a falta de acompanhamento sistemático no ambiente online e nos estágios supervisionados no campo de atuação desses estudantes e a falta de diálogo entre professores e alunos nas interfaces. A partir das fragilidades apresentadas, o pesquisador aponta sugestões para cursos superiores via suportes online para melhorar a qualidade do ensino. Essas sugestões são amparadas nos princípios da cibercultura (interatividade, simulação, inteligência coletiva/comunidade virtual e redes hipertextuais) e na formação específica para gestão e docência online dos personagens envolvidos com esse desafio em formar professores com o apoio das novas tecnologias da informação e da comunicação. Palavras-chave: Cibercultura, Educação Física a distância, Ensino superior, Formação inicial.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectCiberculturapt
dc.subjectEducação física a distânciapt
dc.subjectEnsino superiorpt
dc.subjectFormação inicialpt
dc.subjectCyberculturept
dc.subjectPhysical distance educationpt
dc.titleFormação de professores de educação física na modalidade e distância online: desafios e perspectivas para região do Baixo Amazonaspt
dc.typedoctoralThesispt
dc.peerreviewedyespt
dc.date.embargo2016-05-16*
dc.identifier.tid101448317pt
uc.rechabilitacaoestrangeiranopt
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypedoctoralThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Doutoramento
Files in This Item:
Show simple item record

Page view(s) 20

691
checked on Apr 16, 2024

Download(s)

138
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.