Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/29060
Title: Formação de professores de educação física na modalidade e distância online: desafios e perspectivas para região do Baixo Amazonas
Authors: Costa, Leandro Jorge Duclos da 
Orientador: Pessoa, Maria
Purificação, Marcelo
Keywords: Cibercultura; Educação física a distância; Ensino superior; Formação inicial; Cyberculture; Physical distance education
Issue Date: 16-May-2016
Citation: COSTA, Leandro Jorge Duclos da - Formação de professores de educação física na modalidade e distância online : desafios e perspectivas para região do Baixo Amazonas. Coimbra : [s.n.], 2016. Tese de doutoramento. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/29060
Abstract: A finalidade desta pesquisa versa em compreender, de forma fundamentada, como são construídas as ações didáticas que envolvem o curso de Educação Física na modalidade a distância oferecido pela Universidade Federal do Amazonas, no Campus do município de Parintins-AM. Como desdobramento do objetivo geral, compreender, de forma fundamentada, como são construídas as ações didáticas que envolvem o curso de Educação Física na modalidade a distância oferecido pela Universidade Federal do Amazonas, no Campus do município de Parintins-AM. Como objetivos específicos, a pesquisa buscou identificar e analisar como os conteúdos teóricos e práticos, que envolvem o curso de Educação Física a distância, são disponibilizados no ambiente online de aprendizagem; buscou ainda fundamentar como ocorrem os procedimentos didáticos em termos de metodologia, planejamento e avaliação pela docência online. Quanto ao referencial teórico, este foi organizado em três capítulos: 1) Educação a distância, gerações de EaD, educação online e suas relações com o ensino superior; 2) Apontamentos legais, políticos e organizacionais para formação superior via EAD no Brasil; e 3) Desing intrucional e seus vínculos com o objeto da pesquisa. A metodologia adotada foi baseada no paradigma qualitativo na perspectiva dos fundamentos da Hermenêutica Gadameriana, do estudo de caso e da etnografia. Os sujeitos da pesquisa foram dezesseis alunos que cursam o último período do curso e um tutor presencial. Apesar de ter na unidade universitária professores presenciais e tutores onlines, optamos pois, em trabalhar apenas com as cotegorias alunos e tutor presencial. A seguir, a análise e discussão dos dados foram amparados pela técnica da análise de conteúdo proposta por Bardin (2004) e os dados apontaram para fragilidades que atentam diretamente à qualidade do curso pesquisado. Dentre as fragilidades mais recorrentes estão a falta de acompanhamento sistemático no ambiente online e nos estágios supervisionados no campo de atuação desses estudantes e a falta de diálogo entre professores e alunos nas interfaces. A partir das fragilidades apresentadas, o pesquisador aponta sugestões para cursos superiores via suportes online para melhorar a qualidade do ensino. Essas sugestões são amparadas nos princípios da cibercultura (interatividade, simulação, inteligência coletiva/comunidade virtual e redes hipertextuais) e na formação específica para gestão e docência online dos personagens envolvidos com esse desafio em formar professores com o apoio das novas tecnologias da informação e da comunicação. Palavras-chave: Cibercultura, Educação Física a distância, Ensino superior, Formação inicial.
Description: Tese de doutoramento em Ciências da Educação, na especialidade de Tecnologias Educacionais e da Comunicação, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/29060
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Formação de professores de educação física na modalidade e distância online.pdf95.08 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 20

609
checked on Sep 24, 2020

Download(s)

97
checked on Sep 24, 2020

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.