Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/28876
Título: Empreendedorismo e (des)envolvimento local: o propósito de uma intervenção educativa em rede
Autor: Ávila, Darlene de Fátima Luís 
Orientador: Albuquerque, Cristina Maria Pinto
Palavras-chave: Empreendedorismo; Educação; Desenvolvimento local
Data: 23-Fev-2015
Título da revista, periódico, livro ou evento: Empreendedorismo e (des)envolvimento local: o propósito de uma intervenção educativa em rede
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: O atual contexto socioeconómico, marcado pela globalização e incerteza face ao futuro, acentua a importância da capacitação dos indivíduos e a mobilização do capital social das comunidades como forma de adaptação às constantes transformações na sociedade. Deste modo, a promoção do Empreendedorismo assume-se como fator de competitividade e desenvolvimento sendo a Educação uma via para a sua concretização. É através do seu processo educativo que os indivíduos adquirem o conhecimento e as competências necessárias à sua integração no mercado de trabalho e uma efetiva interação com o meio envolvente. No entanto, diversos estudos apontam a necessidade de um (novo) paradigma educativo que contemple uma interação profícua entre a Escola e o contexto envolvente, sob o pressuposto de que ao longo do percurso de vida de um indivíduo, esse mesmo contexto fornece estímulos que favorecem ou inibem o ato de empreender. Assim, partindo da experiência do Projeto Aveiro Empreendedor, o estudo que aqui se apresenta pretende contribuir para a compreensão do modo como a Escola, enquanto organização, influencia a Educação para o Empreendedorismo e, por outro lado, como se pode desenhar, a nível local, uma intervenção educativa que promova competências empreendedoras e se baseie no capital social da Comunidade, evidenciando a dimensão coletiva e cooperativa do Empreendedorismo. Para tal recorreu-se a uma abordagem qualitativa e os resultados que aqui se apresentam decorrem de uma investigação-ação, cujos dados foram recolhidos através da realização de Focus Group e entrevistas, posteriormente analisados tendo por base os princípios da análise de conteúdo. Esses mesmos resultados, cruzando perspetivas da Comunidade Educativa e da Comunidade Local, dão conta que a Escola, enquanto organização, apresenta um conjunto de constrangimentos à Educação para o Empreendedorismo mas que, na sua relação com a comunidade envolvente, tirando partido do capital social, poderá assumir um papel determinante na consolidação de uma cultura empreendedora, promotora de desenvolvimento local.
The current socio-economic context, characterized by globalization and uncertainty for the future, stresses the importance of empowering individuals and mobilizing the social capital of communities in order to adapt to constant changes in society. Thus, the promotion of entrepreneurship is assumed as a factor of competitiveness and development, and education is a way to achieve it. It is through their educational process that individuals acquire the knowledge and skills needed for their integration into the labor market and an effective interaction with their surroundings. However, several studies point the need for a (new) educational paradigm that take in account a fruitful interaction between school and its surroundings, under the assumption that throughout an individual’s life course, their context provides stimuli that benefit or constrain his/her action. Thus, based on the experience of Aveiro Empreendedor, the study that is presented aims to contribute to the understanding of how school, as an organization, influences the Education for Entrepreneurship and, on the other hand, how can be drawn locally an educational intervention in order to promote entrepreneurial skills and that is based in the community social capital, demonstrating the collective and cooperative dimension of the Entrepreneurship. It is adopted a qualitative approach and the presented results come from an action research process. Data were collected by conducting Focus Groups and interviews and analyzed according to the principles of content analysis. These results, crossing perspectives from Educational Community and Local Community, alert that school, as an organization, has a set of constraints on Education for Entrepreneurship. However, in its relationship with the community, it can play a key role in the consolidation of an entrepreneurial culture that promotes local development, taking advantage of social capital.
Descrição: Dissertação de mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/28876
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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