Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/28210
Título: Avaliação do desenvolvimento da teoria da mente em crianças dos 3 aos 5 anos: adaptação portuguesa da Theory of Mind Task Battery
Autor: Leal, Ana Filipa Albuquerque 
Orientador: Machado, Teresa Sousa
Palavras-chave: Teoria da mente; Desenvolvimento da linguagem; Vinculação
Data: 2014
Título da revista, periódico, livro ou evento: Avaliação do desenvolvimento da teoria da mente em crianças dos 3 aos 5 anos: adaptação portuguesa da Theory of Mind Task Battery
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: A teoria da mente, entendida como a capacidade de atribuir estados mentais – pensamentos, crenças, emoções - a si mesmo e aos outros, prevendo o seu comportamento, é um fator decisivo na criação de relações sociais. Na idade pré-escolar, ela surge como um marco do desenvolvimento normativo a nível das competências sóciocognitivas da criança. Não estando disponível na língua portuguesa um instrumento capaz de aceder à teoria da mente das crianças em idade pré-escolar, este estudo teve como objetivo principal a adaptação para a língua portuguesa da Theory of Mind Task Battery de Hutchins, Prelock, & Chace (2008), utilizando uma amostra de crianças entre os 3 e os 5 anos de idade. Verificou-se que a versão portuguesa do instrumento apresenta consistência interna aceitável para fins de investigação. Para além disso, estudou-se a relação existente entre as capacidades linguísticas da criança, o padrão de vinculação interno da mãe e a existência de irmãos no desenvolvimento da teoria da mente. Concluiuse que existe uma relação de interdependência entre o desenvolvimento da linguagem e da teoria da mente e que o facto da mãe se sentir confortável com a proximidade nas suas relações íntimas, influencia negativamente o desenvovlimento da teoria da mente da criança. Neste estudo, a presença de irmãos não se mostrou significativa.
The theory of mind, understood as the ability to attribute mental states - thoughts, beliefs, emotions - to the self and others, predicting their behavior, is a decisive factor in the creation of social relationships. At pre-school age, it emerges as a landmark of a normative development at the level of child socio-cognitive skills. The inexistence of a capable instrument for accessing pre-school children’s theory of mind in the Portuguese language marks the main goal of this study, which is the Portuguese adaptation of "Theory of Mind Task Battery" of Hutchins, Prelock, & Chace (2008), using a sample of children between 3 and 5 years of age. It was found that the Portuguese version of the instrument has acceptable internal consistency for research purposes. In addition, we studied the relationship between child language skills, the mother's internal attachment pattern and the existence of brothers in the development of theory of mind. It was concluded that there is a relationship of interdependence between language and theory of mind development and, the fact that mother feel comfortable with the closeness in their intimate relationships, negatively influence the development of children's theory of mind. In this study, the presence of brothers was not significant.
Descrição: Dissertação de mestrado em Psicologia do Desenvolvimento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/28210
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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