Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/28210
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMachado, Teresa Sousa-
dc.contributor.authorLeal, Ana Filipa Albuquerque-
dc.date.accessioned2015-02-11T10:20:31Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/28210-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Psicologia do Desenvolvimento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractA teoria da mente, entendida como a capacidade de atribuir estados mentais – pensamentos, crenças, emoções - a si mesmo e aos outros, prevendo o seu comportamento, é um fator decisivo na criação de relações sociais. Na idade pré-escolar, ela surge como um marco do desenvolvimento normativo a nível das competências sóciocognitivas da criança. Não estando disponível na língua portuguesa um instrumento capaz de aceder à teoria da mente das crianças em idade pré-escolar, este estudo teve como objetivo principal a adaptação para a língua portuguesa da Theory of Mind Task Battery de Hutchins, Prelock, & Chace (2008), utilizando uma amostra de crianças entre os 3 e os 5 anos de idade. Verificou-se que a versão portuguesa do instrumento apresenta consistência interna aceitável para fins de investigação. Para além disso, estudou-se a relação existente entre as capacidades linguísticas da criança, o padrão de vinculação interno da mãe e a existência de irmãos no desenvolvimento da teoria da mente. Concluiuse que existe uma relação de interdependência entre o desenvolvimento da linguagem e da teoria da mente e que o facto da mãe se sentir confortável com a proximidade nas suas relações íntimas, influencia negativamente o desenvovlimento da teoria da mente da criança. Neste estudo, a presença de irmãos não se mostrou significativa.por
dc.description.abstractThe theory of mind, understood as the ability to attribute mental states - thoughts, beliefs, emotions - to the self and others, predicting their behavior, is a decisive factor in the creation of social relationships. At pre-school age, it emerges as a landmark of a normative development at the level of child socio-cognitive skills. The inexistence of a capable instrument for accessing pre-school children’s theory of mind in the Portuguese language marks the main goal of this study, which is the Portuguese adaptation of "Theory of Mind Task Battery" of Hutchins, Prelock, & Chace (2008), using a sample of children between 3 and 5 years of age. It was found that the Portuguese version of the instrument has acceptable internal consistency for research purposes. In addition, we studied the relationship between child language skills, the mother's internal attachment pattern and the existence of brothers in the development of theory of mind. It was concluded that there is a relationship of interdependence between language and theory of mind development and, the fact that mother feel comfortable with the closeness in their intimate relationships, negatively influence the development of children's theory of mind. In this study, the presence of brothers was not significant.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectTeoria da mentepor
dc.subjectDesenvolvimento da linguagempor
dc.subjectVinculaçãopor
dc.titleAvaliação do desenvolvimento da teoria da mente em crianças dos 3 aos 5 anos: adaptação portuguesa da Theory of Mind Task Batterypor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationCoimbrapor
degois.publication.titleAvaliação do desenvolvimento da teoria da mente em crianças dos 3 aos 5 anos: adaptação portuguesa da Theory of Mind Task Batterypor
dc.peerreviewedYespor
dc.identifier.tid201442698-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.grantfulltextopen-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.researchunitCenter for Research in Neuropsychology and Cognitive Behavioral Intervention (CINEICC)-
crisitem.advisor.parentresearchunitFaculty of Psychology and Educational Sciences-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-1012-8660-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
TESE - Ana Filipa Leal.pdf1.63 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 10

2,083
checked on May 28, 2024

Download(s) 10

3,197
checked on May 28, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.