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https://hdl.handle.net/10316/28207
Título: | A influência da prática de atividades extracurriculares no autoconceito, na autorregulação das aprendizagens e na qualidade de vida de crianças dos terceiro e quarto ano de escolaridade | Autor: | Santos, Rosa Marina Dias Neves de Jesus | Orientador: | Lima, Luísa Isabel Gomes Freire Nobre | Palavras-chave: | Actividades extracurriculares; Autoconceito, crianças; Aprendizagem, crianças; Qualidade de vida, crianças | Data: | 2014 | Título da revista, periódico, livro ou evento: | A influência da prática de atividades extracurriculares no autoconceito, na autorregulação das aprendizagens e na qualidade de vida de crianças dos terceiro e quarto ano de escolaridade | Local de edição ou do evento: | Coimbra | Resumo: | Este trabalho pretende compreender em que medida a prática de atividades extracurriculares influencia o autoconceito, a autorregulação das aprendizagens e a qualidade de vida de crianças que frequentem os 3º e 4º ano de escolaridade. Para esse efeito, 201 sujeitos responderam a um protocolo constituído por um questionário sociodemográfico e questionários de auto-resposta: PHCSCS-2, Questionário de Processos de Auto-regulação da Aprendizagem e Kidscreen-27. Estabeleceu-se comparações entre praticantes e não praticantes de atividades extracurriculares, e entre praticantes de poucas atividades extracurriculares e praticantes de muitas.
Os resultados mostram que entre praticantes e não praticantes de atividades extracurriculares, a prática tem de facto um impacto positivo nas três variáveis em estudo. Já na comparação entre a quantidade de atividades praticadas, não existem diferenças significativas entre os dois grupos, sugerindo que o número de atividades não é relevante. This investigation seeks out to grasp in which form participating in extracurricular activities weighs in on the self-concept, learning self-regulation and quality of life of a 3rd and 4th grader. In order to do so, 201 subjects answered an assessment protocol composed of socio-demographic questions and self-report questionnaires: PHCSCS-2, Questionário de Processos de Auto-regulação da Aprendizagem and Kidscreen-27. We established a comparison between non-participating and participating subjects in extracurricular activities, and another comparison between a group that participated in a few extracurricular activities and a group that participated in multiple extracurricular activities. The results show that participating has a positive impact in the three variables studied. However, when comparing those with a few extracurricular activities with those with multiple, there were no significant differences, suggesting that the amount of activities isn’t relevant. |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Psicologia (Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento), apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/28207 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FPCEUC - Teses de Mestrado |
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