Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/28049
Title: Serviços farmacêuticos : um estudo sobre a satisfação global
Authors: Duarte, Paulo Sérgio e Silva 
Orientador: Coelho, Arnaldo
Keywords: Serviços farmacêuticos; Farmácia comunitária; Satisfação global; Relação interpessoal; Gestão da terapêutica; Fidelização; Lealdade
Issue Date: 1-Oct-2014
Publisher: FEUC
Citation: Duarte, Paulo Sérgio e Silva - Serviços farmacêuticos : um estudo sobre a satisfação global, Coimbra, 2014
Abstract: As farmácias comunitárias são um importante parceiro nos cuidados de saúde de uma população. As Autoridades de Saúde Portuguesas assim como os utentes reconhecem o seu valor e confiam nos seus serviços. Serviços que foram ao longo de anos prestados às populações de forma gratuita e sempre disponíveis. Atravessamos neste momento um declínio no sector do medicamento, importa tornar o negócio da farmácia mais rentável e mais dinâmico para que seja sustentável. Os serviços farmacêuticos são uma oportunidade de expandir a responsabilidade dos farmacêuticos, intervindo cada vez de forma mais activa na saúde dos seus utentes e optimizando as estratégias farmacológicas e não farmacológicas. Para tal seguimos a linha de investigação utilizada por Traverso et al. (2007) que avalia a satisfação global dos clientes dos serviços farmacêuticos, e de Bastos e Gallego (2008) que investiga a relação entre a satisfação global e a atitude comportamental (lealdade e fidelidade). A literatura existente refere a importância de avaliar variáveis como: gestão da terapêutica, relacionamento interpessoal, satisfação global, a lealdade e a fidelidade, vão permitir adaptar ou iniciar serviços farmacêuticos de valor acrescentado.Os resultados do questionário de investigação realizado através de um questionário online a 768 clientes dos serviços farmacêuticos realizados nas farmácias comunitárias Portuguesas, demonstraram uma satisfação global dos clientes das farmácias Portuguesas face às variáveis: gestão da terapêutica e relacionamento interpessoal. Por outro lado o comportamento atitudinal do cliente é influenciado pelas variáveis: satisfação global, relação interpessoal e gestão da terapêutica. Neste estudo analisamos também a influencia das variáveis sociodemográficas no modelo de investigação, nomeadamente a idade e o género. Os resultados obtidos na nossa investigação confirmam a revisão da literatura e os resultados apresentados por Traverso et al. (2007) e por Bastos e Gallego (2008), afirmando a importância das variáveis acima descritas para explicar o modelo de investigação.Os resultados deste estudo são animadores para a implementação dos serviços farmacêuticos nas farmácias comunitárias Portuguesas, dando pistas para novas áreas de investigação. Será fundamental continuar a avaliar estes serviços uma vez que a sua execução eficiente se traduz em benefícios para a saúde pública dos Portugueses e numa redução de custos para o Sistema Nacional de Saúde.
Description: Dissertação de mestrado em Gestão, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Coelho.
URI: https://hdl.handle.net/10316/28049
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Faculdade de Economia de Coimbra.pdf4.37 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

359
checked on Mar 26, 2024

Download(s)

173
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.