Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/27839
Título: Relatório final de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica 2,3 c/ sec. José Falcão de Miranda do Corvo com a turma 7º C no ano letivo 2013-2014
Autor: Rodrigues, Jacinta Maria dos Santos 
Orientador: Ferreira, José Pedro Leitão
Palavras-chave: Ensino da educação física; Formação de professores; Prática pedagógica
Data: 2014
Resumo: O Estágio Pedagógico é sem dúvida a aplicação de todas as aprendizagens adquiridas durante a formação académica anterior, adaptando-as ao contexto escolar, preparando para inúmeras experiências da prática educativa. Cada vez mais os professores são confrontados com as diversidades dos alunos, não só nas aprendizagens, como também na forma de pensar e nos seus valores. Como tal, é fundamental que a diferenciação pedagógica exista, requerendo assim um conhecimento profundo dos alunos para definir o método como se irá desenrolar o processo ensino aprendizagem. O presente Relatório Final de Estágio está inserido na unidade curricular do Estágio Pedagógico, no plano de estudos do 2º ano do Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básicos e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. O referido é resultado da minha intervenção pedagógica na Escola Básica 2,3 com Secundário José Falcão em Miranda do Corvo, junto da turma C do 7º ano de escolaridade e tem como finalidade a descrição das atividades desenvolvidas no âmbito da intervenção pedagógica bem como a sua respetiva reflexão. Este documento está estruturado em três partes distintas: a primeira remete para a contextualização da prática desenvolvida, a segunda refere-se à análise reflexiva da mesma ao longo do estágio e a última retrata o aprofundamento de um tema problema relacionado com o trabalho desenvolvido junto de um aluno que apresenta sinais de hipertonia e disgrafia. Esta intervenção revelou melhoria nos vários fatores psicomotores trabalhados. No final do Estágio todos os conhecimentos adquiridos representam um grande valor para a minha futura carreira enquanto docente de Educação Física.The pedagogical internship is the application of all the learning acquired during the academic training, adapted to the school environment, and the preparation for the set of experiments of educational practice. More and more often, teachers are confronted with students’ diversity, not only about learning, but also about different ways of thinking and their values. As so, it is fundamental that pedagogical distinction keeps present, which implies a deep knowledge of the students in order to define the best method to apply to the teaching-learning process. The Training Final Report is included in the Curricular Unit of the Pedagogical Training, in the study plan for the 2nd year of the Master degree in Physical Education for Primary and Secondary Education of the Faculty of Sports and Physical Education of Coimbra’s University. This report is the result of my intervention in José Falcão’s Primary and Secondary School; in Miranda do Corvo, in 7th grade Class C and aims at describing the applied activities within the scope of the pedagogical intervention, as well as its own reflection. This document is structured into three distinct parts: the first one refers to the applied practice context, the second to the reflective analysis along the internship and the last one to the analysis of a topic/problem related to the work that has been done with a student who shows signs of hypertonia and dysgraphia. This intervention has revealed some improvements in several mental and physical factors we have dealt with. At the end of the Internship, one can conclude that the acquired knowledge represents an enormous value for my future career as a Physical Education teacher.
Descrição: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/27839
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Rel.Estágio_2013_14_JacintaRodrigues_2009121206.pdf6.07 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

260
Visto em 23/abr/2024

Downloads

92
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.