Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/27839
Title: Relatório final de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica 2,3 c/ sec. José Falcão de Miranda do Corvo com a turma 7º C no ano letivo 2013-2014
Authors: Rodrigues, Jacinta Maria dos Santos 
Orientador: Ferreira, José Pedro Leitão
Keywords: Ensino da educação física; Formação de professores; Prática pedagógica
Issue Date: 2014
Abstract: O Estágio Pedagógico é sem dúvida a aplicação de todas as aprendizagens adquiridas durante a formação académica anterior, adaptando-as ao contexto escolar, preparando para inúmeras experiências da prática educativa. Cada vez mais os professores são confrontados com as diversidades dos alunos, não só nas aprendizagens, como também na forma de pensar e nos seus valores. Como tal, é fundamental que a diferenciação pedagógica exista, requerendo assim um conhecimento profundo dos alunos para definir o método como se irá desenrolar o processo ensino aprendizagem. O presente Relatório Final de Estágio está inserido na unidade curricular do Estágio Pedagógico, no plano de estudos do 2º ano do Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básicos e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. O referido é resultado da minha intervenção pedagógica na Escola Básica 2,3 com Secundário José Falcão em Miranda do Corvo, junto da turma C do 7º ano de escolaridade e tem como finalidade a descrição das atividades desenvolvidas no âmbito da intervenção pedagógica bem como a sua respetiva reflexão. Este documento está estruturado em três partes distintas: a primeira remete para a contextualização da prática desenvolvida, a segunda refere-se à análise reflexiva da mesma ao longo do estágio e a última retrata o aprofundamento de um tema problema relacionado com o trabalho desenvolvido junto de um aluno que apresenta sinais de hipertonia e disgrafia. Esta intervenção revelou melhoria nos vários fatores psicomotores trabalhados. No final do Estágio todos os conhecimentos adquiridos representam um grande valor para a minha futura carreira enquanto docente de Educação Física.The pedagogical internship is the application of all the learning acquired during the academic training, adapted to the school environment, and the preparation for the set of experiments of educational practice. More and more often, teachers are confronted with students’ diversity, not only about learning, but also about different ways of thinking and their values. As so, it is fundamental that pedagogical distinction keeps present, which implies a deep knowledge of the students in order to define the best method to apply to the teaching-learning process. The Training Final Report is included in the Curricular Unit of the Pedagogical Training, in the study plan for the 2nd year of the Master degree in Physical Education for Primary and Secondary Education of the Faculty of Sports and Physical Education of Coimbra’s University. This report is the result of my intervention in José Falcão’s Primary and Secondary School; in Miranda do Corvo, in 7th grade Class C and aims at describing the applied activities within the scope of the pedagogical intervention, as well as its own reflection. This document is structured into three distinct parts: the first one refers to the applied practice context, the second to the reflective analysis along the internship and the last one to the analysis of a topic/problem related to the work that has been done with a student who shows signs of hypertonia and dysgraphia. This intervention has revealed some improvements in several mental and physical factors we have dealt with. At the end of the Internship, one can conclude that the acquired knowledge represents an enormous value for my future career as a Physical Education teacher.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/27839
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel.Estágio_2013_14_JacintaRodrigues_2009121206.pdf6.07 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

260
checked on Apr 16, 2024

Download(s)

92
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.