Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/27381
Título: Bibliotecas públicas, exclusão social e o fim da esfera pública
Autor: Calixto, José António 
Nunes, Manuela Barreto 
Freitas, M. Cristina V. de 
Dionísio, Andreia 
Palavras-chave: bibliotecas públicas; papéis sociais; inclusão social; exclusão social; esfera pública
Data: 2012
Editora: BAD
Citação: 6. Calixto, J. A., Nunes, M. B., Freitas, M. C. V., & Dionísio, A. (2012). Bibliotecas públicas, exclusão social e o fim da esfera pública. In Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas: integração, acesso e valor social. Lisboa: BAD. Disponível em: http://www.bad.pt/publicacoes/index.php/congressosbad/article/view/340/pdf.
Título da revista, periódico, livro ou evento: Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas: integração, acesso e valor social
Local de edição ou do evento: Lisboa
Resumo: Esta comunicação apresenta e discute os fundamentos teóricos essenciais das bibliotecas públicas no que diz respeito à definição e real prossecução dos seus papéis sociais, explorando a utilização do conceito de capital social. Analisa igualmente de um modo crítico a sua real - ou desejada - intervenção enquanto instrumento de inclusão social e na luta ativa contra a exclusão social, bem como a conceção de biblioteca pública enquanto elemento constitutivo da esfera pública, detetando uma tendência ou um perigo do enfraquecimento progressivo desta. Esta discussão é feita com base numa revisão da literatura com origem nos países do eixo latino-americano (incluindo Portugal, Espanha, França e a América Latina em geral), anglo-saxónico e escandinavo, depois de uma secção que faz a apresentação de uma série de dados com o propósito de traçar uma caracterização de Portugal em termos socioeconómicos, concluindo pela existência e mesmo o agravamento de diversos fatores de exclusão e desigualdade social, logo de grandes assimetrias no acesso, não só aos bens materiais como à cultura e à educação. Conclui-se que a biblioteca pública pode desempenhar e tem efetivamente desempenhado, nos últimos anos, em diversas partes do mundo, importantes papéis sociais, contribuindo para aumentar o capital social das comunidades, para a inclusão e na luta contra a exclusão social. As bibliotecas são um elemento importante da esfera pública, mas todas estas funções ou atributos são muitas vezes resultado de iniciativas locais e/ou de profissionais individualmente, faltando geralmente políticas, orientações nacionais, e muitas vezes recursos para o cumprimento destes papéis. A tudo isto acresce a crescente perda de importância da esfera pública, com um grande desinvestimento nas funções sociais do Estado. É neste contexto que os profissionais podem ser decisivos na defesa e reafirmação dos valores e do impacto social das bibliotecas públicas.
URI: https://hdl.handle.net/10316/27381
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FLUC Secção de Informação - Artigos em Livros de Actas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Calixto_Nunes_Freitas_Dionísio_BAD_2012.pdf576.64 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

461
Visto em 26/mar/2024

Downloads 50

471
Visto em 26/mar/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.