Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/27381
Title: Bibliotecas públicas, exclusão social e o fim da esfera pública
Authors: Calixto, José António 
Nunes, Manuela Barreto 
Freitas, M. Cristina V. de 
Dionísio, Andreia 
Keywords: bibliotecas públicas; papéis sociais; inclusão social; exclusão social; esfera pública
Issue Date: 2012
Publisher: BAD
Citation: 6. Calixto, J. A., Nunes, M. B., Freitas, M. C. V., & Dionísio, A. (2012). Bibliotecas públicas, exclusão social e o fim da esfera pública. In Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas: integração, acesso e valor social. Lisboa: BAD. Disponível em: http://www.bad.pt/publicacoes/index.php/congressosbad/article/view/340/pdf.
Serial title, monograph or event: Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas: integração, acesso e valor social
Place of publication or event: Lisboa
Abstract: Esta comunicação apresenta e discute os fundamentos teóricos essenciais das bibliotecas públicas no que diz respeito à definição e real prossecução dos seus papéis sociais, explorando a utilização do conceito de capital social. Analisa igualmente de um modo crítico a sua real - ou desejada - intervenção enquanto instrumento de inclusão social e na luta ativa contra a exclusão social, bem como a conceção de biblioteca pública enquanto elemento constitutivo da esfera pública, detetando uma tendência ou um perigo do enfraquecimento progressivo desta. Esta discussão é feita com base numa revisão da literatura com origem nos países do eixo latino-americano (incluindo Portugal, Espanha, França e a América Latina em geral), anglo-saxónico e escandinavo, depois de uma secção que faz a apresentação de uma série de dados com o propósito de traçar uma caracterização de Portugal em termos socioeconómicos, concluindo pela existência e mesmo o agravamento de diversos fatores de exclusão e desigualdade social, logo de grandes assimetrias no acesso, não só aos bens materiais como à cultura e à educação. Conclui-se que a biblioteca pública pode desempenhar e tem efetivamente desempenhado, nos últimos anos, em diversas partes do mundo, importantes papéis sociais, contribuindo para aumentar o capital social das comunidades, para a inclusão e na luta contra a exclusão social. As bibliotecas são um elemento importante da esfera pública, mas todas estas funções ou atributos são muitas vezes resultado de iniciativas locais e/ou de profissionais individualmente, faltando geralmente políticas, orientações nacionais, e muitas vezes recursos para o cumprimento destes papéis. A tudo isto acresce a crescente perda de importância da esfera pública, com um grande desinvestimento nas funções sociais do Estado. É neste contexto que os profissionais podem ser decisivos na defesa e reafirmação dos valores e do impacto social das bibliotecas públicas.
URI: https://hdl.handle.net/10316/27381
Rights: openAccess
Appears in Collections:FLUC Secção de Informação - Artigos em Livros de Actas

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Calixto_Nunes_Freitas_Dionísio_BAD_2012.pdf576.64 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

478
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 50

481
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.