Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/26599
Título: Descentralização e democracia local : mecanismos de participação e prestação vertical de contas dos governos locais em Moçambique : os Conselhos Consultivos Locais
Autor: Jamal, Saide 
Orientador: Meneses, Maria Paula
Palavras-chave: Descentralização; Democracia local; Prestação vertical de contas; Conselhos consultivos locais; Governos locais
Data: 17-Jul-2014
Editora: FEUC
Citação: Jamal, Saide - Descentralização e democracia local : mecanismos de participação e prestação vertical de contas dos governos locais em Moçambique : os Conselhos Consultivos Locais, Coimbra, 2014.
Resumo: Este estudo destaca as dinâmicas sociais e políticas que se vivem em Moçambique no âmbito das atuais reformas políticas iniciadas na década de 1990, concretamente os processos de descentralização e desconcentração do Estado central. Sendo assim, a partir de uma dimensão local de perspetiva bottom-up, este trabalho procura analisar os mecanismos de participação e prestação vertical de contas dos governos locais tendo particular atenção aos mecanismos de consulta e participação comunitária: os Conselhos Consultivos Locais. Assim, como enquadramento teórico, baseei-me na leitura de diferentes tipologias e dimensões da descentralização propostas por vários autores, normas e regulamentos do Estado, que regulam a articulação entre os vários poderes locais, e recorri igualmente à informação diversa disponível nos sítios da internet para sustentar a pesquisa. Constata-se, porém, que atualmente os processos de desconcentração e descentralização em curso em Moçambique debatem-se com muitos desafios, pois coexistem, no mesmo espaço e tempo, pressupostos e poderes políticos (órgãos locais do Estado, autarquias locais e autoridades tradicionais), de origens e atuações diferentes e, por vezes, conflituantes, na lógica de procura pela democracia local. Sendo assim, o processo de participação e prestação de contas dos tais poderes às comunidades locais dilui-se nos Conselhos Consultivos Locais. No entanto, é de destacar que o processo de descentralização em Moçambique (ainda) não é abrangente, pois termina nas linhas dos territórios municipalizados (vilas e cidades), enquanto que a maior parte da população vive para além das fronteiras municipais (aldeias, povoados, localidades, postos-administrativos). Assim, a lacuna não preenchida pela descentralização (autárquica) no processo da democratização do país é ocupada pelos órgãos locais nomeados pelo Estado central, o que tende a propiciar tensões, e pode alargar o conceito da responsabilização e prestação de contas.
Descrição: Dissertação de mestrado em Roads to Democracy(ies) - Democracia e Governação, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Maria Paula Meneses.
URI: https://hdl.handle.net/10316/26599
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Capa da tese-jamal.pdf351.08 kBAdobe PDFVer/Abrir
CV-Saide Jamal.pdf149.79 kBAdobe PDFVer/Abrir
Dissertação Mestrado Saide Jamal 2014.pdf1.02 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 5

1.510
Visto em 16/jul/2024

Downloads 5

6.181
Visto em 16/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.