Title: Arquivo e Memória: circuito mnemónicos
Authors: Carvalho, José Maçãs 
Keywords: Arte;Fotografia;Arquivo;Memória;Vídeo;Arte Contemporânea
Issue Date: 29-Jul-2014
Citation: CARVALHO, José Augusto Maçãs da Silva - Arquivo e memória : circuito mnemónicos. Coimbra : [s.n.], 2014. Tese de doutoramento. Disponível na WWW em: <http://hdl.handle.net/10316/26201>
Abstract: “Arquivo e Memória: circuitos mnemónicos” é uma investigação em pensamento e prática artística dividida em duas partes distintas, mas dependentes. Na primeira parte encontram-se referências teóricas sobre a problemática do arquivo, desde a questão originária da escrita como prótese do pensamento (Platão) e instrumento primordial para a inscrição no arquivo, até à ideia de que a própria imagem se indistingue da escrita na sua aparatosa exterioridade, podendo, ambas, serem consideradas forma de mediação e de representação. Também se estuda o pensamento de Derrida e Foucault para a definição do território de análise, respetivamente, na importância que o arquivo tem enquanto lugar de poder e de exterioridade, mas também como processo auto-destrutivo, para uma renovação permanente, conciliando a pulsão epistemofílica com a pulsão da morte, numa leitura freudiana; também, a ideia de que o arquivo se governa a partir de uma discursividade, daquilo que é e pode ser dito, e que ultrapassa a simples acumulação de documentos. Para além de muitos outros contributos teóricos, é necessário destacar um objeto e um autor que, desde sempre, se afirmaram como matriz estilística e conceptual desta investigação, cuja obra e pensamento se projetam, de várias maneiras, nas exposições da parte prática: refiro-me ao inacabado “BilderAtlas Mnemosyne” de Aby Warburg. Concomitantemente, apresentam-se obras de expressão variada, que se constituem como campos meta-artísticos, que entram em relação, de forma remissiva com os conceitos teóricos que vão surgindo. Estas obras são encontradas nas artes visuais, no cinema e na literatura, para além de outras que se encontram em territórios de passagem, entre a arte e o documento. De notar que algumas desta obras estão fixadas na história de arte moderna e contemporânea e são colocadas em filiação com algumas das minhas obras, em fotografia e vídeo, que apresentam sintomas arquivísticos e que, por serem anteriores ao curso de doutoramento, se incluem neste estado da arte. A segunda parte desta tese, para além de retomar algumas questões teóricas e introduzir outros pensadores, analisa, demoradamente, o meu trabalho de prática artística, concretizado durante os quatro anos deste curso de doutoramento. Este trabalho desenvolveu-se a partir da análise do meu arquivo fotográfico, que abrange o período de 1988 a 2014, mas também se criaram peças motivadas pela temática do arquivo e da memória, por serem a substância desta tese. Tal como no atlas de Warburg, tentei construir constelações de imagens, numa temporalidade larga (1988 a 2014), num espirito de hiperligação, a partir da expressividade icónica das fotografias no meu arquivo. Neste período, para além dessa investigação arqueológica para ver os milhares de negativos acumulados, dediquei a minha prática artística, em exclusividade, ao tema da dissertação, resultando esta investigação estética nos trabalhos práticos mostrados em quatro exposições e na edição de um livro, entre 2011 e 2014: “Arquivo #0”, no Centro de Artes Visuais” de Coimbra; “Arquivo e Alteridade” na galeria VPF Cream em Lisboa; “Arquivo e Nostalgia” nos Ateliers Concorde em Lisboa e na exposição de doutorandos no Colégio das Artes da Universidade de Coimbra; “Arquivo e Domicílio”, no Arquivo Municipal Fotográfico de Lisboa; o livro “Unpacking: a desiere for the archive”, editado pela StolenBooks, em Lisboa.
Description: Tese de doutoramento em Arte Contemporânea, apresentadas ao Colégio das Artes da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/26201
Rights: openAccess
Appears in Collections:Colégio das Artes - Teses de Doutoramento

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