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https://hdl.handle.net/10316/26201
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Olaio, António | - |
dc.contributor.author | Carvalho, José Maçãs | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-29T19:18:46Z | - |
dc.date.available | 2014-06-29T19:18:46Z | - |
dc.date.issued | 2014-07-29 | - |
dc.date.submitted | 2014-06-29 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, José Augusto Maçãs da Silva - Arquivo e memória : circuito mnemónicos. Coimbra : [s.n.], 2014. Tese de doutoramento. Disponível na WWW em: <http://hdl.handle.net/10316/26201> | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/26201 | - |
dc.description | Tese de doutoramento em Arte Contemporânea, apresentadas ao Colégio das Artes da Universidade de Coimbra | - |
dc.description.abstract | “Arquivo e Memória: circuitos mnemónicos” é uma investigação em pensamento e prática artística dividida em duas partes distintas, mas dependentes. Na primeira parte encontram-se referências teóricas sobre a problemática do arquivo, desde a questão originária da escrita como prótese do pensamento (Platão) e instrumento primordial para a inscrição no arquivo, até à ideia de que a própria imagem se indistingue da escrita na sua aparatosa exterioridade, podendo, ambas, serem consideradas forma de mediação e de representação. Também se estuda o pensamento de Derrida e Foucault para a definição do território de análise, respetivamente, na importância que o arquivo tem enquanto lugar de poder e de exterioridade, mas também como processo auto-destrutivo, para uma renovação permanente, conciliando a pulsão epistemofílica com a pulsão da morte, numa leitura freudiana; também, a ideia de que o arquivo se governa a partir de uma discursividade, daquilo que é e pode ser dito, e que ultrapassa a simples acumulação de documentos. Para além de muitos outros contributos teóricos, é necessário destacar um objeto e um autor que, desde sempre, se afirmaram como matriz estilística e conceptual desta investigação, cuja obra e pensamento se projetam, de várias maneiras, nas exposições da parte prática: refiro-me ao inacabado “BilderAtlas Mnemosyne” de Aby Warburg. Concomitantemente, apresentam-se obras de expressão variada, que se constituem como campos meta-artísticos, que entram em relação, de forma remissiva com os conceitos teóricos que vão surgindo. Estas obras são encontradas nas artes visuais, no cinema e na literatura, para além de outras que se encontram em territórios de passagem, entre a arte e o documento. De notar que algumas desta obras estão fixadas na história de arte moderna e contemporânea e são colocadas em filiação com algumas das minhas obras, em fotografia e vídeo, que apresentam sintomas arquivísticos e que, por serem anteriores ao curso de doutoramento, se incluem neste estado da arte. A segunda parte desta tese, para além de retomar algumas questões teóricas e introduzir outros pensadores, analisa, demoradamente, o meu trabalho de prática artística, concretizado durante os quatro anos deste curso de doutoramento. Este trabalho desenvolveu-se a partir da análise do meu arquivo fotográfico, que abrange o período de 1988 a 2014, mas também se criaram peças motivadas pela temática do arquivo e da memória, por serem a substância desta tese. Tal como no atlas de Warburg, tentei construir constelações de imagens, numa temporalidade larga (1988 a 2014), num espirito de hiperligação, a partir da expressividade icónica das fotografias no meu arquivo. Neste período, para além dessa investigação arqueológica para ver os milhares de negativos acumulados, dediquei a minha prática artística, em exclusividade, ao tema da dissertação, resultando esta investigação estética nos trabalhos práticos mostrados em quatro exposições e na edição de um livro, entre 2011 e 2014: “Arquivo #0”, no Centro de Artes Visuais” de Coimbra; “Arquivo e Alteridade” na galeria VPF Cream em Lisboa; “Arquivo e Nostalgia” nos Ateliers Concorde em Lisboa e na exposição de doutorandos no Colégio das Artes da Universidade de Coimbra; “Arquivo e Domicílio”, no Arquivo Municipal Fotográfico de Lisboa; o livro “Unpacking: a desiere for the archive”, editado pela StolenBooks, em Lisboa. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Arte | por |
dc.subject | Fotografia | por |
dc.subject | Arquivo | por |
dc.subject | Memória | por |
dc.subject | Vídeo | por |
dc.subject | Arte Contemporânea | - |
dc.title | Arquivo e Memória: circuito mnemónicos | por |
dc.type | doctoralThesis | - |
dc.identifier.tid | 101449887 | - |
uc.controloAutoridade | Sim | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.openairetype | doctoralThesis | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
crisitem.advisor.orcid | 0000-0003-1638-8188 | - |
Appears in Collections: | UC - Teses de Doutoramento Colégio das Artes - Teses de Doutoramento |
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