Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/25946
Título: | Análise dos erros no teste de compreensão de instruções | Autor: | Coutada, Sara Leite Braga | Orientador: | Albuquerque, Maria Cristina Petrucci de Almeida | Palavras-chave: | Teste de Compreensão de Instruções; Análise dos erros; Token Test; Linguagem receptiva | Data: | 2007 | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Análise dos erros no teste de compreensão de instruções | Local de edição ou do evento: | Coimbra | Resumo: | Na sequência dos trabalhos que têm vindo a ser desenvolvidos com a
Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra (BANC), pretendemos
com este estudo, analisar os dados relativos ao Teste de Compreensão de
Instruções (TCI), um teste elaborado para avaliar a linguagem receptiva.
O objectivo do presente estudo centra-se na análise quantitativa e
qualitativa dos erros cometidos pelas crianças neste teste, a fim de identificar
padrões de erros, por um lado, bem como dificuldades específicas na
compreensão de determinados conceitos linguísticos. A amostra é
constituída por um total de 295 crianças, de três níveis etários (7, 8 e 9 anos),
das quais 149 são do sexo masculino e 146 do sexo feminino.
Os resultados demonstram que, de uma forma geral, os sujeitos com
idades compreendidas entre os 7 e os 9 anos cometem um número reduzido
de erros neste teste. Estes reportam-se a alguns locativos, a números
ordinais, a conceitos de exclusão e inversão temporal, e a conjugações, e são
objecto de uma análise psicolinguística. Following the investigations that have been developed with the Coimbra s Neuropsychological Assessment Battery (BANC), with this study we intend to analyse the data from the Instruction Comprehension Test (TCI), a test designed to evaluate the receptive language. Our main purpose is based in the quantitative and qualitative analysis of the errors made by children in this test, in order to identify error patterns, on one hand, as well as to identify specific difficulties in the comprehension of certain linguistic concepts. We used a sample of 295 children divided in three levels of age (7, 8, and 9 years old) being 149 male, and 146 female. Generally, results showed that subjects within 7 and 9 years old make a small number of errors in this test. The errors found were related to some spatial prepositions, ordinal numbers, exclusion and temporal inversion concepts, and conjunctions, and are object of a psycholinguistic analysis. |
Descrição: | Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia, na área de Avaliação Psicológica, Aconselhamento e Reabilitação, apresentada à Fac. de Psicologia e Ciências da Educação de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/25946 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FPCEUC - Teses de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sara Coutada.pdf | 1.16 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Google ScholarTM
Verificar
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.