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Título: A formação profissional nos jovens com deficiência mental: factores condicionantes do desempenho e da satisfação
Autor: Maganão, Ana Raquel Barbosa 
Orientador: Albuquerque, Maria Cristina Petrucci de Almeida
Palavras-chave: Deficiência mental; Formação profissional
Data: 2007
Título da revista, periódico, livro ou evento: A formação profissional nos jovens com deficiência mental: factores condicionantes do desempenho e da satisfação
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: O presente estudo foi desenvolvido junto de 40 formandos, com deficiência mental ligeira e moderada, tendo por objectivo a análise de informação acerca das características desses jovens que podiam influenciar, de forma positiva ou negativa, o seu desempenho e satisfação na formação profissional. Os resultados apontam no sentido de que as características individuais dos formandos se correlacionam, de forma distinta, com o seu desempenho e a sua satisfação em relação à formação profissional. No que diz respeito ao desempenho, verificou-se que este se correlaciona de forma significativa e positiva com a inteligência, o autoconceito e o apoio social. Já em relação à satisfação, constatou-se a existência de correlações significativas e negativas com as aptidões sociais e os problemas de comportamento. Estes resultados indicam que o funcionamento intelectual e algumas características sócio-afectivas dos formandos, com deficiência mental, se relacionam com aspectos específicos da formação profissional.
This study was developed herewith forty trainees with mild and moderate mental retardation. The objective was to analyze the attributes of youths that can influence, in a positive or a negative way, their vocational training performance and satisfaction. The results indicate that individual attributes of trainees correlate, in different ways, with their vocational training performance and satisfaction. In what concerns their performance, it was observed that it correlates, in a significant and positive way, with intelligence, self-concept and social support. However, in regard satisfaction, there are significant negative correlations with social skills and behaviour problems. These results indicate that intellectual functioning and some socio-afective skills of youths with mental retardation are connected to some specific aspects of vocational training.
Descrição: Dissertação de Mestrado Avaliação Psicológica, Aconselhamento e Reabilitação, apresentada à Fac. de Psicologia e Ciências da Educação de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/25935
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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