Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/25935
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dc.contributor.advisorAlbuquerque, Maria Cristina Petrucci de Almeida-
dc.contributor.authorMaganão, Ana Raquel Barbosa-
dc.date.accessioned2014-06-06T09:29:06Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10316/25935-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Avaliação Psicológica, Aconselhamento e Reabilitação, apresentada à Fac. de Psicologia e Ciências da Educação de Coimbrapt
dc.description.abstractO presente estudo foi desenvolvido junto de 40 formandos, com deficiência mental ligeira e moderada, tendo por objectivo a análise de informação acerca das características desses jovens que podiam influenciar, de forma positiva ou negativa, o seu desempenho e satisfação na formação profissional. Os resultados apontam no sentido de que as características individuais dos formandos se correlacionam, de forma distinta, com o seu desempenho e a sua satisfação em relação à formação profissional. No que diz respeito ao desempenho, verificou-se que este se correlaciona de forma significativa e positiva com a inteligência, o autoconceito e o apoio social. Já em relação à satisfação, constatou-se a existência de correlações significativas e negativas com as aptidões sociais e os problemas de comportamento. Estes resultados indicam que o funcionamento intelectual e algumas características sócio-afectivas dos formandos, com deficiência mental, se relacionam com aspectos específicos da formação profissional.pt
dc.description.abstractThis study was developed herewith forty trainees with mild and moderate mental retardation. The objective was to analyze the attributes of youths that can influence, in a positive or a negative way, their vocational training performance and satisfaction. The results indicate that individual attributes of trainees correlate, in different ways, with their vocational training performance and satisfaction. In what concerns their performance, it was observed that it correlates, in a significant and positive way, with intelligence, self-concept and social support. However, in regard satisfaction, there are significant negative correlations with social skills and behaviour problems. These results indicate that intellectual functioning and some socio-afective skills of youths with mental retardation are connected to some specific aspects of vocational training.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectDeficiência mentalpt
dc.subjectFormação profissionalpt
dc.titleA formação profissional nos jovens com deficiência mental: factores condicionantes do desempenho e da satisfaçãopt
dc.typemasterThesispt
degois.publication.locationCoimbrapt
degois.publication.titleA formação profissional nos jovens com deficiência mental: factores condicionantes do desempenho e da satisfaçãopor
dc.date.embargoEndDate10000-01-01-
dc.peerreviewedyespt
dc.date.embargo2007-01-01*
dc.date.periodoembargo0pt
uc.rechabilitacaoestrangeiranopt
uc.controloAutoridadeSim-
item.grantfulltextopen-
item.languageiso639-1pt-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.advisor.researchunitCenter for Research in Neuropsychology and Cognitive Behavioral Intervention-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-9055-9673-
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado
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