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Título: A Característica da Inércia dos Direitos Reais: Brevíssima Reflexão sobre o Princípio da Publicidade
Autor: Pereira, André Gonçalo Dias 
Palavras-chave: Direitos reais; Princípio da publicidade; Princípio da inércia
Data: 2008
Resumo: O Autor propõe uma recompreensão do princípio da publicidade dos direitos reais à luz do princípio da inércia, que oriundo da física, faz já o seu caminho nas ciências sociais e jurídicas. O Autor aponta, com algum tom crítico, o carácter extremadamente conservador do direito civil português em matéria de direitos reais, levando a que a aquisição originária da propriedade e de outros direitos reais se revele muito difícil. Assim, O que se ganha em paz social, poder-se-à perder em justiça social e em boa exploração económica do solo.
Descrição: Este texto será publicado nos Estudos de Homenagem ao Professor Doutor Manuel Henrique Mesquita
URI: https://hdl.handle.net/10316/2561
Direitos: openAccess
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