Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/25614
Título: Recuperação pós-crise e desempenho macroeconómico de longo-prazo : o papel do sistema bancário na Zona Euro
Autor: Ferreira, Liliana Gomes 
Orientador: Simões, Marta
Palavras-chave: Crédito bancário; Estabilidade financeira; Regulação macroprudencial; Crescimento económico; ARIMA; Zona Euro
Data: 19-Fev-2014
Editora: FEUC
Citação: Ferreira, Liliana Gomes - Recuperação pós-crise e desempenho macroeconómico de longo-prazo : o papel do sistema bancário na Zona Euro, Coimbra, 2014.
Resumo: A recente crise financeira veio expor a existência de vulnerabilidades no sistema bancário europeu, provocadas essencialmente pela desregulação dos mercados financeiros que caracterizaram as últimas décadas. Consequentemente, o crédito bancário ao setor privado, que constituí uma das principais fontes de financiamento das empresas, caiu substancialmente. Esta queda traduz-se numa forte contração da atividade das empresas, nomeadamente do investimento, fragilizando as perspetivas de recuperação e de crescimento económico na Zona Euro. Todavia, um aumento do crédito sem uma adequada regulação do sistema bancário pode conduzir a instabilidade no mesmo e eventuais crises, como custos importantes em termos de produto. As restrições acrescidas impostas ao setor bancário da Zona Euro pelos Acordos de Basileia III poderão dificultar a recuperação da recessão económica atualmente vivida, uma vez que os requisitos mínimos de capital mais elevados penalizam a dinâmica de crédito. No entanto, promovem a estabilidade financeira ao reduzirem a probabilidade das crises bancárias. Face a este enquadramento, com o objetivo de analisar as potenciais consequências da evolução recente do crédito bancário na Zona Euro, não apenas em termos de recuperação pós-crise, mas também de desempenho macroeconómico de longo prazo, foram realizadas previsões dos valores do crédito bancário ao setor privado e do crédito às empresas até 2015 para a Zona Euro, com base num modelo ARIMA. Os resultados sugerem a manutenção da tendência de diminuição quer do crédito ao setor privado, quer do crédito às empresas. Este comportamento, podendo prejudicar uma mais rápida recuperação da crise, pode contudo ter um impacto positivo de longo prazo no comportamento do produto se a estabilidade resultante se traduzir num crescimento sustentável do crédito.
Descrição: Trabalho de projeto do mestrado em Economia (Economia Financeira), apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Marta Simões.
URI: https://hdl.handle.net/10316/25614
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
LilianaFerreira_dissertacao.pdf2.54 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 10

948
Visto em 24/abr/2024

Downloads 5

2.522
Visto em 24/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.