Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/25614
Title: Recuperação pós-crise e desempenho macroeconómico de longo-prazo : o papel do sistema bancário na Zona Euro
Authors: Ferreira, Liliana Gomes 
Orientador: Simões, Marta
Keywords: Crédito bancário; Estabilidade financeira; Regulação macroprudencial; Crescimento económico; ARIMA; Zona Euro
Issue Date: 19-Feb-2014
Publisher: FEUC
Citation: Ferreira, Liliana Gomes - Recuperação pós-crise e desempenho macroeconómico de longo-prazo : o papel do sistema bancário na Zona Euro, Coimbra, 2014.
Abstract: A recente crise financeira veio expor a existência de vulnerabilidades no sistema bancário europeu, provocadas essencialmente pela desregulação dos mercados financeiros que caracterizaram as últimas décadas. Consequentemente, o crédito bancário ao setor privado, que constituí uma das principais fontes de financiamento das empresas, caiu substancialmente. Esta queda traduz-se numa forte contração da atividade das empresas, nomeadamente do investimento, fragilizando as perspetivas de recuperação e de crescimento económico na Zona Euro. Todavia, um aumento do crédito sem uma adequada regulação do sistema bancário pode conduzir a instabilidade no mesmo e eventuais crises, como custos importantes em termos de produto. As restrições acrescidas impostas ao setor bancário da Zona Euro pelos Acordos de Basileia III poderão dificultar a recuperação da recessão económica atualmente vivida, uma vez que os requisitos mínimos de capital mais elevados penalizam a dinâmica de crédito. No entanto, promovem a estabilidade financeira ao reduzirem a probabilidade das crises bancárias. Face a este enquadramento, com o objetivo de analisar as potenciais consequências da evolução recente do crédito bancário na Zona Euro, não apenas em termos de recuperação pós-crise, mas também de desempenho macroeconómico de longo prazo, foram realizadas previsões dos valores do crédito bancário ao setor privado e do crédito às empresas até 2015 para a Zona Euro, com base num modelo ARIMA. Os resultados sugerem a manutenção da tendência de diminuição quer do crédito ao setor privado, quer do crédito às empresas. Este comportamento, podendo prejudicar uma mais rápida recuperação da crise, pode contudo ter um impacto positivo de longo prazo no comportamento do produto se a estabilidade resultante se traduzir num crescimento sustentável do crédito.
Description: Trabalho de projeto do mestrado em Economia (Economia Financeira), apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Marta Simões.
URI: https://hdl.handle.net/10316/25614
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
LilianaFerreira_dissertacao.pdf2.54 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 10

945
checked on Apr 9, 2024

Download(s) 5

2,522
checked on Apr 9, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.