Title: A Característica da Inércia dos Direitos Reais: Brevíssima Reflexão sobre o Princípio da Publicidade
Authors: Pereira, André Gonçalo Dias 
Keywords: Direitos reais;Princípio da publicidade;Princípio da inércia
Issue Date: 2008
Abstract: O Autor propõe uma recompreensão do princípio da publicidade dos direitos reais à luz do princípio da inércia, que oriundo da física, faz já o seu caminho nas ciências sociais e jurídicas. O Autor aponta, com algum tom crítico, o carácter extremadamente conservador do direito civil português em matéria de direitos reais, levando a que a aquisição originária da propriedade e de outros direitos reais se revele muito difícil. Assim, O que se ganha em paz social, poder-se-à perder em justiça social e em boa exploração económica do solo.
Description: Este texto será publicado nos Estudos de Homenagem ao Professor Doutor Manuel Henrique Mesquita
URI: http://hdl.handle.net/10316/2561
Rights: openAccess
Appears in Collections:FDUC- Livros e Capítulos de Livros

Show full item record
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.