Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/25422
Title: Seleção de portefólios de ações com base em rácios de Treynor
Authors: Leite, Samanta Telma Faleiro Pereira 
Orientador: Fonseca, José Alberto Soares da
Keywords: Modelo CAPM; Coeficientes beta variáveis no tempo; Rácios de Treynor; Seleção de portefólios
Issue Date: 19-Feb-2014
Publisher: FEUC
Citation: Leite, Samanta Telma Faleiro Pereira - Seleção de portefólios de ações com base em rácios de Treynor, Coimbra, 2014.
Abstract: O principal objetivo do trabalho consiste no cálculo de rácios de Treynor, que servirão de base para a seleção de carteiras, cuja rentabilidade será comparada com uma carteira equally weighted. O trabalho começa com uma revisão de alguns dos principais modelos teóricos versados sobre a avaliação de desempenho de portefólios. Utilizou-se uma base de dados diária, compreendida entre 1 de Janeiro de 2003 e 31 de Dezembro de 2012, referente a quinze ações de cada um dos países em estudo (Portugal, França, Holanda e Bélgica) e os seus respectivos índices (PSI 20, CAC 40, AEX e BEL 20). A análise empírica começa com a estimação dos coeficientes beta variáveis no tempo, que são a base para o cálculo subsequente dos rácios de Treynor. Os resultados obtidos não permitem tirar conclusões claras quanto ao uso de indicadores de desempenho na seleção de portefólios. De facto, apenas para Holanda e França se verifica um desempenho superior com o uso dos rácios de Treynor relativamente ao portefólio benchmark. Adicionalmente, foi construído um portefólio internacional cujas conclusões foram idênticas.
Description: Trabalho de projeto do mestrado em Economia (Economia Financeira), apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de José Alberto Soares da Fonseca.
URI: https://hdl.handle.net/10316/25422
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Trabalho de Projeto - Samanta Leite.pdf2.11 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 20

724
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 50

534
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.