Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/24708
Title: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica integrada com jardim de infância Prof. Dr. Ferrer Correia junto da turma 9ºH no ano letivo de 2012-2013
Authors: Fernandes, Elda Maria Gonçalves 
Orientador: Campos, Maria João
Keywords: Ensino da educação física; Estágio pedagógico; Formação de professores
Issue Date: 2013
Abstract: O Estágio Pedagógico coincide com a última etapa da formação inicial de professores, sendo descrito pela literatura como um período único e significativo na vida pessoal e profissional de qualquer professor. Segundo Piéron (1996), é o verdadeiro momento de convergência, por vezes de confrontação, entre a formação teórica e o mundo real de ensino. O estagiário assume um grande número de responsabilidades do titular da aula num estatuto desconfortável e numa situação que não lhe é familiar. Muitas vezes, trata-se da experiência principal de ensino acompanhado, antes do fim dos estudos e da entrada no mundo profissional. O presente Relatório Final de Estágio é parte integrante e conclusiva do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, que decorreu durante o atual ano letivo de 2012/2013, na Escola Básica Integrada com Jardim de Infância Professor Doutor Ferrer Correia (Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo). As aulas de Educação Física foram lecionadas ao 3.º ciclo, mais precisamente a uma turma do 9.º ano de escolaridade. Ao longo do estágio foram várias as matérias em que recorri à utilização dos jogos reduzidos para o ensino dos jogos desportivos coletivos. A sua implementação é de vital importância para facilitar a aprendizagem dos alunos, pois permite manipular e condicionar as variáveis do jogo, por forma a direcioná-la e adequá-la às diferentes necessidades dos alunos. Para além da análise reflexiva sobre todo o trabalho desenvolvido ao longo destes noves meses de experiência docente, está integrado neste relatório uma pequena abordagem aos jogos reduzidos através da análise de dados recolhidos durante uma aula de Educação Física da Unidade Didática de Futsal, por forma a aferir se existe uma diferença estatísticamente significativa ao nível da frequência cardíaca e da perceção subjetiva do esforço dos alunos, em situação de jogo reduzido 3x3 e em situação jogo formal 5x5.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/24708
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estag.2013_Elda_ Fernandes.pdf884.9 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

220
checked on Apr 16, 2024

Download(s)

107
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.