Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/24708
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCampos, Maria João-
dc.contributor.authorFernandes, Elda Maria Gonçalves-
dc.date.accessioned2013-12-13T16:05:28Z-
dc.date.available2013-12-13T16:05:28Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/24708-
dc.descriptionRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.por
dc.description.abstractO Estágio Pedagógico coincide com a última etapa da formação inicial de professores, sendo descrito pela literatura como um período único e significativo na vida pessoal e profissional de qualquer professor. Segundo Piéron (1996), é o verdadeiro momento de convergência, por vezes de confrontação, entre a formação teórica e o mundo real de ensino. O estagiário assume um grande número de responsabilidades do titular da aula num estatuto desconfortável e numa situação que não lhe é familiar. Muitas vezes, trata-se da experiência principal de ensino acompanhado, antes do fim dos estudos e da entrada no mundo profissional. O presente Relatório Final de Estágio é parte integrante e conclusiva do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, que decorreu durante o atual ano letivo de 2012/2013, na Escola Básica Integrada com Jardim de Infância Professor Doutor Ferrer Correia (Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo). As aulas de Educação Física foram lecionadas ao 3.º ciclo, mais precisamente a uma turma do 9.º ano de escolaridade. Ao longo do estágio foram várias as matérias em que recorri à utilização dos jogos reduzidos para o ensino dos jogos desportivos coletivos. A sua implementação é de vital importância para facilitar a aprendizagem dos alunos, pois permite manipular e condicionar as variáveis do jogo, por forma a direcioná-la e adequá-la às diferentes necessidades dos alunos. Para além da análise reflexiva sobre todo o trabalho desenvolvido ao longo destes noves meses de experiência docente, está integrado neste relatório uma pequena abordagem aos jogos reduzidos através da análise de dados recolhidos durante uma aula de Educação Física da Unidade Didática de Futsal, por forma a aferir se existe uma diferença estatísticamente significativa ao nível da frequência cardíaca e da perceção subjetiva do esforço dos alunos, em situação de jogo reduzido 3x3 e em situação jogo formal 5x5.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino da educação físicapor
dc.subjectEstágio pedagógicopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.titleRelatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica integrada com jardim de infância Prof. Dr. Ferrer Correia junto da turma 9ºH no ano letivo de 2012-2013por
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
dc.identifier.tid201340925-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-2148-3534-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estag.2013_Elda_ Fernandes.pdf884.9 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

220
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

108
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.