Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/24199
Título: Relatório final de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária José Falcão junto da turma 4 do 10º ano no ano letivo de 2012/2013
Autor: Serina, Miguel Ângelo do Carmo 
Orientador: Gonçalves, Carlos
Palavras-chave: Ensino da educação física; Estágio pedagógico; Formação de professores; Prática pedagógica
Data: 2013
Resumo: Este documento é intrínseco às unidades curriculares de Estágio Pedagógico e de Relatório de Estágio, presentes no plano curricular do 3º e 4º semestre, do segundo ano, do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. É um documento reflexivo, onde é possível selecionar aquilo que foi proveitoso e por outro lado reajustar o necessário em futuras realidades ao longo do percurso profissional que me espera. O Estágio Pedagógico é o culminar de um ciclo de estudos, o momento de aplicação, o momento de colocar em prática tudo o que nos foi ensinado com a dificuldade acrescida do contacto com a realidade de um verdadeiro contexto específico. É o período onde, pela primeira vez na minha vida, me tratam por “stor”. Contudo, não deixa de ser um período de extrema importância na minha formação. O Estágio pedagógico que realizei na Escola Secundária José Falcão, constitui, desta forma, o término de uma formação académica, repleta de aquisições não só curriculares como também humanistas de forma a dar resposta e a ultrapassar todos os obstáculos no meu desempenho como futuro professor. A transição entre a teoria e a prática só é possível com a aplicação de um olhar crítico sobre o contexto real de prática pedagógica, utilizando os meios mais eficazes para o desenvolvimento de aprendizagens significativas dada a especificidade da realidade imposta. Terminada esta etapa de aproximação à prática docente profissional, é necessário descrever todo o processo até então vivido, interligando toda a didática e pedagogia utilizada com o respetivo balanço reflexivo. Só assim é que me é permitido ter um conhecimento holístico do processo ensino-aprendizagem inerente À complexidade e ambiguidade das funções de um ator impar da relação pedagógica – o professor.
Descrição: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/24199
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Rel_Estg_1213_Miguel_Serina.pdf1.77 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

244
Visto em 26/mar/2024

Downloads

128
Visto em 26/mar/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.