Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/24199
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Gonçalves, Carlos | - |
dc.contributor.author | Serina, Miguel Ângelo do Carmo | - |
dc.date.accessioned | 2013-09-26T10:08:08Z | - |
dc.date.available | 2013-09-26T10:08:08Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/24199 | - |
dc.description | Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. | por |
dc.description.abstract | Este documento é intrínseco às unidades curriculares de Estágio Pedagógico e de Relatório de Estágio, presentes no plano curricular do 3º e 4º semestre, do segundo ano, do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. É um documento reflexivo, onde é possível selecionar aquilo que foi proveitoso e por outro lado reajustar o necessário em futuras realidades ao longo do percurso profissional que me espera. O Estágio Pedagógico é o culminar de um ciclo de estudos, o momento de aplicação, o momento de colocar em prática tudo o que nos foi ensinado com a dificuldade acrescida do contacto com a realidade de um verdadeiro contexto específico. É o período onde, pela primeira vez na minha vida, me tratam por “stor”. Contudo, não deixa de ser um período de extrema importância na minha formação. O Estágio pedagógico que realizei na Escola Secundária José Falcão, constitui, desta forma, o término de uma formação académica, repleta de aquisições não só curriculares como também humanistas de forma a dar resposta e a ultrapassar todos os obstáculos no meu desempenho como futuro professor. A transição entre a teoria e a prática só é possível com a aplicação de um olhar crítico sobre o contexto real de prática pedagógica, utilizando os meios mais eficazes para o desenvolvimento de aprendizagens significativas dada a especificidade da realidade imposta. Terminada esta etapa de aproximação à prática docente profissional, é necessário descrever todo o processo até então vivido, interligando toda a didática e pedagogia utilizada com o respetivo balanço reflexivo. Só assim é que me é permitido ter um conhecimento holístico do processo ensino-aprendizagem inerente À complexidade e ambiguidade das funções de um ator impar da relação pedagógica – o professor. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Ensino da educação física | por |
dc.subject | Estágio pedagógico | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Prática pedagógica | por |
dc.title | Relatório final de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária José Falcão junto da turma 4 do 10º ano no ano letivo de 2012/2013 | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.peerreviewed | Yes | por |
uc.controloAutoridade | Sim | - |
item.openairetype | masterThesis | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
crisitem.advisor.researchunit | CIDAF - Research Unit for Sport and Physical Activity | - |
crisitem.advisor.orcid | 0000-0002-6687-9041 | - |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FCDEF - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Rel_Estg_1213_Miguel_Serina.pdf | 1.77 MB | Adobe PDF | View/Open |
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.